Olá, Rodrigo aqui!
Resolvi fazer este artigo, devido a uma situação inusitada que aconteceu na família. Uma tia minha, relatou que vieram vacinar minha avó em casa, devido ao fator idade, onde a mesma se enquadraria (mais de 90 anos). Digo enquadraria mesmo, no passado e sem chance de vacinação, pois a mesma já faleceu. E já faz bons longos anos.
Na hora me veio na cabeça o quanto o meu propósito é necessário e urgente. Só pra ilustrar melhor, minha avó morreu e foi enterrada no município de São Paulo e também morava por lá. Qual a integração digital que há na prefeitura, ou mesmo que seja no Estado de São Paulo, que disponibiliza vacina e um funcionário (leia-se recursos) para uma pessoa já falecida?
Isso significa uma coisa: integração e digitalização precária. E vemos isso em todos os lugares.
Como diz o título, famoso por ser uma música também, tem muita gente dormindo no ponto. Oportunidades sem fim estão sendo apresentadas para crescimento e revoluções de negócios, via Transformação Digital e ainda temos pessoas sentadas, aguardando a vacina para que seu negócio volte a funcionar a pleno vapor como antes.
O que me levou a fazer este artigo e criar este alerta, juntou-se além do fato citado no começo do artigo, com uma estatística das economias e países mais inovadores do mundo. E o Brasil nem sequer vislumbra uma boa posição. Pior, temos um líder que diz que devemos voltar a ter eleições de Papel (não quero aqui tomar parte política, apenas citar o fato que representa a cabeça de muitos brasileiros). São pensamentos arcaicos e que estão na contramão da direção que segue o mundo.
Mas nem tudo está perdido. Estou fazendo aqui um chamado para que você pense e veja oportunidades. Não seja o camarão dormente e que será levado pela onda. Que fique esperando vacina, esperando o governo ou qualquer outro motivo, que te impeça de inovar, pensar diferente e usar a tecnologia a seu favor. Daqui para frente será desta maneira. Uma questão de “quando” e não de “como” você se adaptará.
Um bom exemplo do que acredito e como devemos fazer, é a inciativa privada de empresas como Magazine Luiza, Gol e outras, que vão agilizar e colocar seus serviços para que a Vacina chegue mais rapidamente as cidades e locais mais necessitados. Vou deixar o link da matéria no final do artigo.
O que essas empresas têm em comum, é que utilizam seus recursos de maneira diferente, usando muita tecnologia e com isso crescendo onde muitos choram, reclamam e não saem da zona de conforto. E agora deram o passo além, de impactar a sociedade sem esperar o governo.
Portanto, faça sua parte. Saia do trivial. Inove, pense como pode impactar o seu mercado de atuação. Pense sempre a frente e como facilitador de Transformação Digital, meu conselho é que use e abuse da tecnologia. Tire da cabeça que é “um custo” e veja como “investimento” que fará sua curva de crescimento ser muito, mas muito rápida.
Link citado acima: