A algum tempo venho verificando que alguns locais, sobretudo no varejo, estão adotando o wifi-social. Essa é uma comodidade oferecida ao cliente que no meu entendimento, deverá se tornar padrão num mundo que está caminhando para a conectividade onipresente.
É comum pesquisar o termo na Internet e verificar que traz muitos benefícios. Veja alguns deles:
- Fidelização da Clientela – índices e pesquisas afirmam que 80% da população brasileira gostaria de ter wi-fi nos locais que frequentam e que empresas que ofereceram wi-fi no seu negócio, aumentaram em 27,5% a fidelização de clientes.
- Informações sobre perfil do Público – ao pedir algumas informações para liberar a navegação, você pode analisar o perfil de publico que frequenta o estabelecimento.
- Visibilidade nas Redes Sociais – Alguns estabelecimentos fornecem o acesso, após o check in em redes sociais como o Facebook, que tem compatibilidade com alguns hardwares de navegação.
- Mailing qualificado para Ações Comerciais – novamente, após o login com informações, pode-se lançar campanhas em cima desta base de dados.
Estes fatores citados acima, vem atraindo o uso deste recurso, sobretudo em varejo e locais com muita receptividade de clientes e fornecedores.
O Outro Lado
Apesar dos benefícios citados, venho verificando alguns pontos ignorados por estabelecimentos que só querem o lado bom, mas não estão dispostos a fazer isto da maneira correta. Por vezes disponibilizar não é complicado e uma verificação no Google e alguns cliques, temos a Internet disponível. Se torna tentador e um diferencial.
Mas considere estas situações:
- Lentidão no Acesso Geral: sem avaliar se há banda suficiente (velocidade x número de usuários), a Internet fica lenta e em alguns casos extremos, parece que cai a toda hora.
- Check in sem Restrição: habilitando apenas o check in em redes sociais, você pode aumentar o número de clientes, mas sem coletar informações adicionais, você não terá o benefício de ver o perfil dos clientes e não consegue gerar mailing ou criar campanhas inteligentes.
- Responsabilidade sobre o acesso: deve-se considerar que juridicamente o estabelecimento será responsável por atividade ilegal ou algum acesso indevido se não for possível identificar o usuário que fez o acesso e responsabilizar o mesmo pela atividade.
Vemos então situações comuns que acabam por acontecer após a liberação de Internet aos clientes e prejudicam desde o andamento dos processos que são feitos digitalmente via Web na empresa, até casos extremos onde o estabelecimento sofre com processos jurídicos.
Faça do Jeito Certo
Este texto tem o objetivo apenas de alertar e não “brecar” a adoção do Wifi Social. Um pouco de planejamento e controle, vai fazer com que a tecnologia seja utilizada plenamente e com inteligência, dando retorno neste investimento.
Procure sempre consultar seu Analista ou Técnico de confiança. Uma empresa especializada em acessos Wifi ao público é muito bem-vindo também em lugares de alta presença do mesmo.
Em tempos de ataques que sequestram dados e clientes exigentes, investir da maneira correta é essencial.