Digitalização versus Transformação Digital: qual a diferença? 

Olá, todos, vamos falar de Digitalização versus Transformação Digital. Mas há diferença entre as duas? Sim, na realidade há diferenças e muita gente se confunde e acha que é a mesma coisa. 

Primeiro, vamos diferenciar as duas, pra ficar mais fácil o entendimento e onde utilizar uma e outra de acordo com o objetivo no seu negócio. 

A Digitalização geralmente é quando automatizamos algum processo, cadeia produtiva ou criamos uma nova forma digital de realizar algo, através de softwares, implantando novos hardwares ou utilizando algo inovador ligado a tecnologia digital e com isso obtemos maior escala de produtos, aumento na produtividade e redução de tempo. 

Mas isto é pontual e impactará o negócio apenas em um setor. Seja ele produtivo, operacional ou redução de tempo, geralmente isto é isolado. 

Já a Transformação Digital, é algo mais profundo. Ela na verdade pode e vai utilizar a digitalização citada acima, porém ela tem que ser difundida como algo cultural na empresa. Ela visa integração de todos os setores, mesmo que o e negócio seja pequeno. Desde o dono ou sócios, até a ponta produtiva passando pelo vendedor e impactando o cliente ou usuário final, todos farão uso de algo digital e será coletado dados para análise. 

Portanto a Transformação, como o próprio nome diz, transforma profundamente o negócio em si e a cultura e a forma de atuação. 

Qual o ganho de uma ou outra? 

Entendido a diferença entre as duas, importante notar qual o estágio que se encontra a empresa ou o negócio em si. 

Para uma empresa que nasceu nos últimos anos e já usa uma filosofia Digital, ou mesmo já é digital, como uma Startup de tecnologia, a Digitalização é utilizada sempre e pode agregar e melhorar um processo usando uma nova tecnologia que facilite ou digitalize algo que ainda não está no estágio desejado. 

Um exemplo, pode ser uma empresa de software menor, que utiliza quase tudo digital, mas possui um suporte telefônico com atendentes. Ela pode implantar um suporte automático via inteligência artificial e atender mais clientes, com uma melhor eficiência e deixar aqueles atendentes, para casos mais difíceis ou não previstos. 

Já a empresa tradicional, que nasceu há muito tempo, ou mesmo aberta recentemente, mas utiliza os métodos mais tradicionais por qualquer motivo, se beneficiará muito mais da transformação digital como um todo. 

Para aumentar sua competitividade, aumentar a escala do negócio e faturamento, geralmente é reunido um time que fará a análise dos processos atuais, de negócio e fazer com que a empresa se transforme e utilize a filosofia Digital First (Digital no centro de negócios, saiba mais clicando aqui) e ela vai sofrer uma transformação, geralmente se modernizando. 

E este processo acima citado, realmente exigirá muita digitalização, mas não isoladamente, sempre se conectando ao todo, gerando valor e possibilitando a análise de crescimento. 

Na prática, o ganho da digitalização, geralmente sempre será otimização, agilidade e redução de custos, como ferramenta, independente do estágio da empresa. 

Já com a Transformação, o ganho será na inovação e deixar a empresa competitiva para atuar neste cenário do século XXI, muito acelerado pela pandemia, que exigiu adaptações e uso intenso do Digital. 

No mercado PME 

No mercado PME, o nosso foco aqui na Helix, as duas são utilizadas. As empresas que nasceram digitais e são pequenas, a digitalização é parte do negócio e faz com que ela se torne competitiva e cíclica. Ou seja, sempre haverá novas implantações, trocas de ferramentas, compra de hardware para crescimento ou modernização quando estão na fase de médias empresas. A transformação para essas empresas que sobretudo na pandemia foram criadas, não são necessárias. 

Já as empresas que foram fundadas há mais tempo, e estão na faixa de pequenas e médias, a transformação virou necessidade (veja esta matéria) . Atuar como sempre, não é mais uma opção. Elas têm que fazer negócios via Internet, migrar para um e-commerce, utilizar meios de pagamentos digitais, e essas digitalizações, não podem ser isoladas. Se fizerem apenas digitalizações pontuais, sofrerão muito nos processos internos e não serão saudáveis, correndo o risco de fecharem a longo prazo. 

Portanto a conclusão que chegamos, é que não existe Digitalização versus Transformação Digital. A digitalização na prática, é complementar e até mesmo necessária para a Transformação Digital. 

O que devemos sim, é analisar o ponto que se encontra a empresa, sobretudo no mercado PME. As grandes já entenderam que isto é mais que necessário e já estão quase em fim de processo de sua transformação, com raríssimas exceções. 

E todos sabemos que tecnologia sempre foi utilizada para deixar empresas menores mais competitivas e fazer melhor e com menos. Mas hoje, se tornou essencial. 

Deixo aqui a Frase do Bill Gates, para reflexão se vale a pena ou não digitalizar ou transformar os negócios, sobretudo utilizando a Internet: 

EM ALGUNS ANOS VÃO EXISTIR DOIS TIPOS DE EMPRESAS: AS QUE FAZEM NEGÓCIOS PELA INTERNET E AS QUE ESTÃO FORA DOS NEGÓCIOS. 

Compartilhe
Compartilhe
Junte-se a lista de e-mail

Receba, em primeira mão, nossos principais posts diretamente no seu e-mail

Outros Artigos

A Helix possui a solução certa para transformar o seu negócio!!!

© 2019-2024 Helix TI. Todos os direitos reservados.

© 2019-2024 Helix TI. Todos os direitos reservados.

plugins premium WordPress
Rolar para cima