Olá todos, Rodrigo aqui!
Aproveitando o ensejo da semana, onde um dos maiores provedores em nuvem, a AWS teve dificuldades e em alguns momentos ficou até mesmo fora, vi muita gente falando por aí coisas como:
“Tá vendo! Nuvem é um risco!”
“Nossa! Se acontece com a AWS, que é enorme e quase nunca está fora, imagina se a gente estivesse usando esse troço!”
Vendo estes comentários, é um dever aqui como Consultor de TI e empreendedor digital, desmentir estas “Lendas Urbanas”.
Vamos começar pela segunda frase: Aqui já vemos uma lenda urbana e uma característica que deve ser exaltada. A exaltar, realmente a nuvem é estável. E sobretudo a AWS da Amazon é super estável e tem redundâncias (o famoso plano B) pelo mundo afora. O que ocorreu esta semana foi atípico e devemos bater palmas, pois com exceção de um serviço ou outro, no prazo de algumas horas, estava no ar e funcional novamente. Tenho clientes com AWS e houve instabilidade, mas em 3h estava resolvido o problema. Agora o que devemos tirar da cabeça, é que somente os grandes podem utilizar nuvem.
Pelo contrário, a nuvem proporciona as PMEs, utilizar tecnologias que Startups e unicórnios (negócios potenciais de bilhões de dólares) utilizam. O ifood e o cliente da Helix, oscilaram juntos, porém ficou funcionando e estável por mais de 18 meses, sem paradas.
Agora, falando sobre a primeira frase, essa é uma característica geralmente, de técnicos, analistas e outras pessoas da área de TI, que não gostam de sair da zona de conforto. A mudança de paradigma é tão grande, que dependendo da solução, é como começar de novo. E muita gente não gosta e não quer que “mexam no meu queijo”.
Longe de falar mal dos meus colegas de área, na verdade quero que eles evoluam e deem o próximo passo para poder entregar soluções melhores e sofrer menos, trabalhando como se estivessem parados no tempo há 20 anos.
Mas você que é dono de uma PME, quero que veja alguns benefícios que seu negócio está perdendo e aumentar o seu foco no Digital First e a principal ferramenta para isso é a nuvem. Veja 3 motivos:
- Oferece flexibilidade e escalabilidade do negócio – colocar em nuvem a Infra e os sistemas é um bom exemplo. A colaboração pode ocorrer de qualquer local, criando uma flexibilidade de horários, de uso de dispositivos (computador, celular e tablet) e opções para seus clientes consumir o que você vende. Fora que quando seu negócio cresce, você aumenta de forma escalar, sem precisar de grandes investimentos para crescer. E se a ideia não der certo, você pode reduzir os recursos.
- Aumenta a resiliência e reduz o risco para desastres – você tem tudo isto com empresas que já pensam em redundância e alta disponibilidade. Não precisa contratar recursos de infra, mão de obra dobrados, pensando em cenários de desastres. Como ocorreu, muitas vezes você pode ter oscilações e paradas pontuais. Se investir muito, seu sistema pode ficar mesmo “virtualmente” no ar 24/7.
- Redução de Custos – Ninguém fala isto, mas em uma implantação e análise de negócios bem-feita, a redução de custo ou o retorno de investimento, são otimizados. Usando o cenário real que a Helix proporcionou para um dos clientes, o investimento que seria feito via leasing, para substituição de Hardware para atender o acesso de recursos da empresa remotamente e com segurança na pandemia, foi diluído na contratação de serviço na nuvem. Ficou mais barato pois a empresa economizou com recursos, como energia elétrica e não tangível como citado no item 2, flexibilidade de uso dos recursos em qualquer local, de forma segura. E agora escalável para a empresa crescer.
Portanto creio que estes argumentos acima citados, são fortes. Como a Helix é uma empresa de tecnologia e já nasceu sobre a filosofia Digital First, para nós é cristalino.
Mas se você ainda não possui nada rodando em nuvem e vê seu concorrente ganhando corpo (e muitas vezes, seus clientes), é hora de pensar. Muito provavelmente ele vem utilizando nuvem. Mesmo sendo PME.
E respondendo à pergunta do título, acho que sim. Vale a pena e há muita vantagem em utilizar nuvem sendo PME. Palavra de quem usa e tem clientes satisfeitos utilizando também!