Olá todos,
Esta semana falamos bastante na Helix sobre Digital First. Fizemos uns posts bem interessantes, em como dar os seus primeiros passos, com ações simples no nosso mercado de atuação PME.
Mas logo vêm aquela pergunta: O que é Digital First?
Bom, como muitas coisas hoje em dia, temos siglas e termos em inglês que deixam muitos em pânico. E outra: vejo que no nosso mercado de atuação, termos como este, assustam ou mesmo afastam empreendedores e empresários que dizem que isto “não é para eles”, ou “inventaram isto para criar modas”.
O intuito aqui é entender o que especialistas que devem abordar desde grandes empresas até as famosas MEI, querem dizer com isso e por que é muito importante.
Simplesmente, o Digital First nada mais é que “colocar sua empresa, seu negócio para pensar, se orientar e agir focando em soluções e ferramentas digitais”. Neste novo cenário acelerado pela pandemia, agir como antigamente e não mudar seus processos, não investir em ferramentas digitais para controle (e tem que ser simples, nada complicado) e tratar seu cliente como antes da pandemia principalmente, não faz sentido.
Por isso o Digital First até dois anos atrás, era um estratégia alternativa para negócios mais arrojados que viam vantagem em usar o e-commerce, ou mesmo que tinha foco em implantar soluções digitais.
Porem, passou e “correu” na frente de muitos modelos nestes dois anos e tem que ser a filosofia a ser adotada agora. Mais que a transformação digital de seus negócios (que também é super válido), tem que ser a cultura empresarial e estar na mentalidade de todos, desde o pequeno empreendedor ou profissional liberal, até aquela empresa gigante.
Como diz o título, tem que ser hoje a cultura empresarial. Ter em mente e focar processos e até mesmo reformular e desenhar produtos que foquem em usar, atender e dar soluções que atendam ao novo mundo que está em processo de mudanças de costumes e experiências.
Entender a jornada do cliente, que hoje, vai no “google para tudo”, tem que estar enraizado na mente de todos. Do grande ao MEI. E não adianta falar que seu mercado não mudou. O seu principal desafio, é monitorar seu números (vendas, número de clientes usuais, faturamento, etc) e verificar as mudanças sutis e já entender como se adaptar.
Além disso, entender que isto é um todo. Como dissemos nos posts, não adianta investir em Marketing Digital de qualquer jeito, sem entender o cliente e sua jornada e pior: não estar on line monitorando. E não importa a desculpa: “Meu acesso Internet é Ruim”, “meu laptop ou celular só dá Pau” e outras desculpas piores.
Seu cliente está on line! Para comprar no mundo físico, muitos já consultam se o produto atende, se há um melhor e já foca no preço.
Para encerrar, ofereço uma situação que me peguei neste tempos, vendo lojas de tênis em Shopping, onde nitidamente os vendedores não entendem como muitos entram, experimentam, eles oferecem a melhor margem que podem chegar e o consumidor não leva. É simples entender: a pessoa já foi na Internet, achou o melhor preço e promoção, e como queria saber como era o produto, experimenta nas lojas físicas para apenas fechar, no celular, voltando pra casa.
Parece cruel, mas seja sincero e pense, em como você fazia as coisas e por necessidade da pandemia e mesmo a conveniência do tempo, preço ou outro motivo, hoje você vai no celular ou mesmo no computador em que está trabalhando, e já faz ou compra o que precisa.
Deixo o último parágrafo para sua reflexão e entre de cabeça no Digital First!
Forte Abraço,