Olá todos, Rodrigo Aqui!
Último artigo do ano. Quem acompanha o Blog ou mesmo faz uma leitura de artigos específicos, desde o ano de 2019, venho criando artigos e com um propósito muito claro de ajudar empresas, gestores e profissionais liberais a ver na tecnologia um aliado e como ela pode e deve ajudar seu negócio.
Mas nunca imaginaria em Janeiro, onde escrevi o artigo MSP – UM CONCEITO A ADOTAR , que hoje estaria escrevendo em Dezembro o que vivemos neste ano. Um ano extremamente difícil, onde muitas pessoas tiveram perdas irreparáveis, devido a Pandemia. Seja com perdas pessoais, ou mesmo de estilo de vida ou um negócio, o que venho frisar aqui é um outro lado da moeda.
Este foi um ano como diz o título do artigo, onde a Transformação Digital, utilizou “Buraco de Minhoca” e saiu de 2025 ou 2026 e veio para o começo da década. Como dito por muitos analistas durante o ano em plena a pandemia, aceleramos de 5 a 10 anos por necessidade, a transformação digital que faríamos aos poucos.
Qual o impacto disto? Para alguns negócios, foi brutal. Alguns setores ainda não se recuperaram e aguardam ansiosamente pela vacina, para que possa voltar operar. Um bom exemplo, é o setor educacional, sobretudo o privado.
Mas como dito durante o ano também, o mundo não será o mesmo. A experiência forçada dos consumidores com experiência digital, que foi desde compra até o ganho tempo com a utilização de serviços digitais, veio para ficar.
E isto não é ruim. Pelo contrário, será o motor que fará a recuperação da economia dos países e porque não dizer do mundo. Com processos mais ágeis, informações e dados sendo bem analisados e criando estratégias mais bem definidas e com controle rápido de resultados, essa será a chave para retomada.
O alerta que deixo aqui é sobre quem aguarda a vacina e futura erradicação do Corona vírus e que tudo retorne ao que era antes: isto não vai acontecer. Pense diferente, quebre suas crenças limitantes e busque inovação e no mínimo, veja o seu mercado e use a tecnologia a seu favor. Vou deixar alguns números para reflexão:
- Crescimento do e-commerce no ano de 2020 foi de 56,8%;
- As fintechs cresceram 28% neste ano;
- 57% da população brasileira portadora de cartão Visa já se enquadra no perfil do consumidor digital, aqueles que usam canais como app e lojas online em suas compras;
Esses são dados feitos durante o ano e a pandemia, que serão consolidados pro início do ano que vem e creio que serão muito maiores e com tendência a crescerem nos próximos anos.
E você que tem seu negócio e atuará neste novo normal, o conselho que fica é dar aquela respirada, fazer sua estratégia digital, ver o que pode ser agregado e inovado na sua forma de atuar e ir pra cima.
Eu e meu time da Helix estamos aqui e nossa missão é ajudar você e seu negócio no que for necessário para atuar nestes novos tempos.
Forte Abraço.
Fontes dos números:
https://diariodocomercio.com.br/inovacao/numero-de-consumidores-digitais-cresce-no-pais/