Gigantes Tech: Privacidade, comodidade e os impactos na sociedade.

Olá todos,

Na semana passada os representantes de 4 Gigantes da Tecnologia (Google, Amazon, Facebook e Apple) foram prestar contas no Senado Americano e deporam e procuram esclarecer vários pontos de sua forma de atuação. Claramente foram intimados a falarem sobre suas práticas que levam a monopolização e mesmo sabotagem de informações para seus concorrentes ou outros segmentos.

Além disso, recebi também um infográfico que das 20 maiores, essas 4 estão nos primeiros lugares em receitas e na pandemia estão faturando mais do que o equivalente no mesmo período do ano passado. Vou deixar no fim do texto os infográficos.

Mas o que isso tem a ver com a gente, aqui na “parte de baixo da tabela”?

Outra questão, menos óbvia e muita gente se pergunta, é como o Google e o Facebook lucram tanto, sendo que usamos eles praticamente de graça? A Apple e o Amazon, temos uma noção, pois vemos os produtos tangíveis em venda. Mas eles pertencem ao “Ecossistema Tech”.

Vamos refletir: o apogeu de Status é comprar um Iphone para usar os meios digitais. Geralmente se você quer isso rápido e com uma experiência de compra totalmente digital, você pode pedir no Amazon. Mas você quer comparar preços indo até o Google. E quando completa todo o ciclo, você corre para todas as redes sociais do Facebook (Instagram, Facebook e Whatsapp) para mostrar a nova aquisição.

Apesar da obviedade de tudo o que falei, um registro da sua atuação é feito pelo Facebook, e a pesquisa pelo Google. Isto é o ouro e faz com que ganhem dinheiro. Depois o Amazon e a Apple e não só eles, mas a Samsung, a Dell ou mesmo até a Multilaser e Positivo, usam estes dados para segmentar e verificar o consumidor que podem atingir. E isso não sai de graça.

O que é barato para eles, é a aquisição dos dados, que vem da rede social e as pesquisas que você faz, complementado pelo armazenamento dos dados para a entrega “relâmpago” e o cadastro que somos obrigados a fazer no iCloud para poder usar o dispositivo.

Agora, isto é ruim? Depende.

Se você banaliza e se expõe de maneira exagerada, pode ocorrer fatos que você nem imaginava. Se você registra tudo e faz da sua vida um reality show, já vimos pessoas perderem empregos e relacionamentos, ou mesmo oportunidades serem perdidas por atos ou opiniões fortes. Temos ainda os problemas dos “cancelamentos virtuais” que abatem até mesmo os artistas, antes intocáveis e bem protegidos. Não esqueçamos as senhas “1234” que muita gente cadastra e não muda nunca e perdem dinheiro e causam dor de cabeça.

Mas apesar do que citei acima, quem consegue hoje viver sem as facilidades? Dá pra viver sem pesquisar assuntos que precisamos aprender rapidamente ou até a fundo sem falar, “Vai no Google “?  Ou se precisamos comprar algo rapidamente ou barato e não ir no Amazon (ou outro e-commerce)?  Ou se sentir mais perto do outro, falando no Whatsapp, sobretudo nesta pandemia?

Já vi os “Eremitas Digitais”, independente da idade, ficarem neuróticos e não quererem usar nada, cancelar as redes socias jogar fora o celular, e usar o computador em trabalho por obrigação. Acho um despropósito. Você está jogando fora tudo o que foi feito em benefício por uma experiência ruim ou algo que você viu e te apavorou sem saber o contexto total.

A mensagem aqui é usar o sistema a seu favor.

Se você não tem nada a esconder, usar essas facilidades nos dias de hoje é fantástico. Se protegendo com as melhores práticas de segurança (e nem precisa ser nada absurdo) e usando o conselho da época dos antigos onde “não precisa ficar querendo chamar atenção” e manter uma privacidade razoável, não tem com o que se preocupar.

O difícil muitas vezes é saber a famosa “medida”. Sabemos que a subjetividade é uma variável preponderante em muitos casos. O que pra mim não é nada demais, para outros é um absurdo. Ainda mais com as patrulhas das redes sociais, independente da vertente (esquerda, direita, puritanos, descolados e etc).

Mas como já disse em outros artigos, é uma flecha lançada e não tem volta. O conselho é usar o que for bom e descartar o que for ruim. E torcer para ações como essas do Senado Americano se propaguem, sem autoritarismo e regulem o mercado desse maravilhoso Ecossistema Tech, que salva e salvarão muitos negócios e virou o motor da evolução dos relacionamentos humanos.

Infográficos:

Compartilhe
Compartilhe
Junte-se a lista de e-mail

Receba, em primeira mão, nossos principais posts diretamente no seu e-mail

Outros Artigos

A Helix possui a solução certa para transformar o seu negócio!!!

© 2019-2024 Helix TI. Todos os direitos reservados.

© 2019-2024 Helix TI. Todos os direitos reservados.

plugins premium WordPress
Rolar para cima