Olá todos. Desde 2019, quando comecei a empreender, venho sempre tratando o tema Transformação Digital. E todo ano, faço alguns artigos sobre. Não será diferente agora, sobretudo devido a uma matéria do mês passado, onde tivemos o Reconhecimento e consolidação com o resultado de uma pesquisa encomenda pela Microsoft.
Nela, temos diversos índices que compõem o cenário atual. Hoje as empresas mesmo sendo MPMES (novo jargão para médias, pequenas e microempresas, as antigas PMES), consideram que estão em transformação digital.
Se pararmos para analisar, antes da pandemia muitas tocavam seu negócio e nem pensavam em digitalizar nenhum setor da empresa, quanto mais transformá-la. Mas o jogo mudou e não vou chover no molhado, pois todos sabem o porquê.
Mas o que venho neste artigo chamar a atenção, que os números indicam que muitas empresas estão em transformação, mas se lermos com atenção, há um trecho que cita que muitas estão ou pretendem investir em tecnologia, mas não possuem uma cultura instaurada de inovação. Isto nos leva a pensar em alguns resultados.
Transformação Digital é muito dinâmica
Isto nos leva ao ponto onde, as empresas estão em franco reconhecimento e consolidação da transformação digital, mas muitas vezes devido a falta de dinamismo por não ser culturalmente inovadora, ela acaba sendo reativa. E quando reage e toma a decisão, o investimento pode ser tardio. Isto implica em investimento financeiros ruins e decepção em uma solução que já esta defasada quando em produção.
Portanto, as empresas devem criar uma cultura e mesmo um departamento de inovação. Não apenas verificar sempre como estação seus concorrentes, e sim, criar algo que pode revolucionar o próprio mercado. E para isso deve ter líderes que se conectem com tecnologia, e imaginar soluções que agreguem valor para seus clientes.
Com estes setores criando e testando soluções, que incluem investimentos constantes em Infra e aplicações que agilizam serviços e produtos e, até mesmo testando soluções de mercados do exterior como dos Estados Unidos, pode-se aumentar faturamento e criar oportunidades em novos segmentos de negócios.
Parceiros e Corpo técnico eficiente
Tudo isto é muito bom e bonito na teroria, mas para isto ser dinâmico, ter parcerias tecnológicas ou mesmo um corpo técnico interno que saiba o que se aplica ou não, se mostra primordial.
Como a especialidade de atendimento da Helix, são as médias e pequenas empresas, o que eu como empreendedor Tech aconselho, é ter um parceiro MSP.
As grandes têm seu próprio departamento de tecnologia com profissionais para isto somente. Vide o caso dos bancos, que hoje é um setor que tem excelentes profissionais, tecnologia de ponta e o negócio é finanças.
Para as médias crescerem e se adaptarem hoje, o modelo de um parceiro que tenha a expertise para rapidamente implementar suas idéias e modelos vindouros, o MSP (Management Services Provider) que nada mais significa Provedor de serviços gerenciados de TI, fará com que isto vire realidade.
Este tipo de empresa, geralmente tem parceiros tech (como a Microsoft e seus representantes) portifólio e principalmente cases reais. Até mesmo o seu concorrente muitas vezes usa o serviço desta empresa.
E o ganho de tempo e dinheiro geralmente é enorme, pois:
- Não há necessidade de contratar profissionais para um projeto que pode ser cíclico;
- Grande expertise em muitos negócios de nicho, se a MSP tem produtos e serviços especializados próprios para um segmento;
- Dilui o custo dos profissionais altamente especializados, já que atende a várias empresas;
Agilidade e investimento cirúrgico
Neste terceiro e final ato, vamos falar o que importa no final: Agilidade e custo baixo.
Saber que as empresas se conscientizaram em pouco mais de 3 anos, é ótimo e faz com que eu como empreendedor tech, fique feliz e realizado.
Mais que tecnologia por tecnologia, quero um mercado maduro e que o meu nicho MPME possa concorrer com as grandes e até mesmo multinacionais. E há um longo caminho até que o mercado chegue lá.
Com isso deixo 3 conselhos que sintetizam todo o texto, se você gestor de uma MPME ou mesmo dono de um negócio deve ter em mente:
- Inovação – crie um mindset inovador e se for o caso, um comitê ou departamento para isto;
- Abra a mente e se conecte com tecnologia. Você não inova sem ter as possibilidades em mãos;
- Parceria com MSPs, ou contrate profissionais que possam colocar esta inovação em prática.
Com esta receita, tenha certeza de que seu negócio será de ponta e longevo.
Tem dificuldade com tecnologia? Conheça nosso portifólio e tenha a Helix como seu MSP.