Neste artigo, convido você que tem seu negócio, atua como consultor, autônomo e gerente de uma empresa a pensar um pouco no que vem a seguir. Estamos no auge da Pandemia e da estratégia do Isolamento Social e aguardamos ansiosamente o fim da mesma. Mas ao findar, como tem se visto em diversos artigos, o mundo não será o mesmo.
Como será, é difícil prever. Mas uma tendência é consenso e, acredito muito nela, é que haverá um movimento muito grande de transformação onde será revisto o modelo atual de atuação e processos. Simplesmente, voltar aos negócios e atuar como era antes da pandemia é ingênuo e quem tem essa visão, corre um enorme risco.
Então, o mercado atuará fortemente no movimento de mudanças, o que envolverá muito o uso da tecnologia. É consenso em várias matérias na mídia, que negócios que já nasceram on line, como e-commerces, cursos on line e empresas focadas em Marketing Digital, sofreram muito pouco com este evento e mesmo algumas pelo contrário, aumentaram seu faturamento.
Quem investiu pesado em Transformação Digital, foi salvo e sofrerá as consequências da crise, mas é ágil para adaptar-se e já tem uma base sólida para continuar. Muitos utilizaram o home-office, aplicações em nuvem ou mesmo tinha um processo extremamente mapeado e ágil e pode realizar uma virada, como algumas indústrias de transformação que puderam produzir álcool gel por exemplo, em detrimento de seu produto principal.
Mas a prática é outra. O que foi citado, foram casos de investimento e de pessoas ou gestores que tiveram visão. Temos muitos comércios fechados e que atuam totalmente no modelo tradicional. Temos empresas que hoje tiveram que pensar pra ontem o que utilizar para fazer home office ou fazer reuniões com clientes, o que pode ser feito, mas sem as ferramentas corretas ou mesmo com o risco em segurança, simplesmente por protelar investimentos ou achar que não era necessário.
Vou listar aqui, algumas tendências citadas na mídia especializada em tecnologia, que certamente terá adesão dos grandes e médios e que fatalmente afetará todos os tipos de empresas:
- Cloud Computing – as grandes empresas já estão utilizando em larga escala, mas as médias e pequenas ainda quebram a cabeça para aderir. Porém nesta crise, muitas aplicações e recursos que já estavam em nuvem, ajudaram ou mesmo deixou o processo inalterado, mudando somente o local de acesso, da empresa para o home office. Se sua empresa não usa nada deste recurso pense sobre isto.
- Ferramentas de Colaboração – Quem teve que migrar pro home office correndo, por mais que tinha infraestrutura, encontrou enorme dificuldade em controlar a produtividade e o andamento do processo. Mais e mais, ferramentas como Trello, Microsoft Teams, Slack, Monday e etc, serão adotadas pra ontem.
- Plataforma de e-commerce – Quem vende ou tem um produto no mundo tradicional, agora deve lembrar das abordagens para levar pra uma loja virtual e quem não fez, hoje se arrepende. Porém não é tarde e um planejamento agora e por que não um investimento, pode alavancar seu negócio e tirar “os ovos todos da mesma cesta”.
- Plataformas EAD -O ensino a distância é uma tendência. Desde universidades que já tem alguns segmentos de cursos desta maneira, até as plataformas de cursos rápidos, muita gente tem se beneficiado. Se você é um consultor e ficou parado, pense em criar aquele curso neste momento e levar para Udemy, hotmart e outros. Se tem uma escola, pense em complementar seu método pelo digital e criar sempre recursos para não parar o negócio ou gerar receita.
- Robotização – aqui é que vem o chumbo grosso. Esse processo é caro, mas os grandes principalmente investirão alto e atingirá até mesmo os empregados. Os setores financeiros, administrativos e legais, ainda utilizam muita mão de obra humana, devido a burocracia, onde um software com IA (inteligência Artificial) pode com o tempo automatizar tudo e evitar que fique parado, devido a pandemias ou qualquer outro evento. Temos também os atendimentos automáticos os chamados “ominichannels” que substituirão os grandes centros de telemarketing, reduzindo para casos pontuais a interação com humanos. Fora o próximo passo, que será os robôs em si que farão as atividades repetitivas na indústria ou mesmo serviços básicos (limpeza, logística,etc).
Por mais incrível que possa parecer, isto não é um exercício de futurologia. Está acontecendo agora e a pandemia só veio acelerar o processo e mostrar que “camarão que dorme, a onda leva”.
O mundo é e será de clientes cada vez mais conectados, processos cada vez mais automatizados, objetos inteligentes e sofisticados algoritmos analíticos.
Corra e pule para o Século XXI.