Cansei do Windows: tem alguma alternativa?

Olá todos,

Para fecharmos o assunto do final do encerramento do ciclo de suporte ao Windows 7 (veja neste link os artigos anteriores), como profissional da área muitas vezes ouço a frase título do artigo. A relação de mais de 30 anos do Windows com o mercado tem altos e baixos, relação de amor e ódio.

Mas apresentarei aqui alternativas caso você tome a decisão de querer mudar e abandonar o Windows no Desktop e dependendo do seu tipo de uso, se adaptar a novos sistemas.

Importante, que darei a alternativa em cima do uso que é feito no dia a dia, onde temos alguns dispositivos diferenciados e sistemas diversos, não me preocupando em filosofar sobre políticas comerciais ou mesmo filosofia de vida. Vamos lá:

Alternativa 1 – Uso simples, navegação e Edição de Textos

Muitos estudantes em fase inicial de vida, ou algumas profissões não exigem softwares muito sofisticados. Um navegador e um editor on line de textos e planilhas já conseguem atender a muitas pessoas. Apesar de podermos realizar estas tarefas até mesmo no celular, convenhamos que não é confortável.

Para estas funções, temos tablets que possuem um teclado integrado magnético que pode atender muito bem essa função, utilizando versões diversas de Android em sua maioria.

Mas se você precisa de algo mais robusto como um notebook, mas não quer gastar com licenciamento, versão do Windows, Office etc., temos os famosos Chromebooks. São notebooks com um sistema embarcado do Google chamado ChromeOS, que seria um navegador, turbinado para operar em um hardware de parceiro específico (Samsung por exemplo). Com ele, você realiza on line as duas funções básicas que necessita, com os softwares de edições de arquivos simples, acesso a CDs/DVDs e pendrives.

Porém, isto é bem espartano e te atende somente nestes quesitos. Qualquer joguinho ou outra função nestes aparelhos estão fora de questão, devido a potência e sistema fechado para aquele modelo, sem evolução ou suporte adequado.

Alternativa 2 – Operando em ecossistema

Se você cansou do Windows e seus defeitos e se encanta com o suporte e qualidade da Apple com seu Iphone, você pode mudar totalmente para o mundo da maçã. OS notebooks, Desktops e Workstations da Apple operam o MacOS e mantém a qualidade alta e suporte que temos com o IOS do celular.

Isto te proporcionará uma experiência total, se já utiliza algum dispositivo Apple, como AppleTV, Iphone e outros. Tudo se conversa, funciona bem e a entrega do hardware não decepciona.

Porém se você gosta de jogos, utiliza muitos softwares e não tem um bolso farto, infelizmente esta alternativa não é para você.

Alternativa 3 – Desafiando sua capacidade de mudança e aprendizado

Aqui chegamos no que é mais comum ver por aí: mudar para o famoso e falado Linux. Ele é a opção real de mudança, sobretudo em negócios. Ele possui vários softwares paralelos que pode te atender na solução desejada, desde o uso simples do Desktop, até a substituição de um servidor Windows que você tem operando na empresa. Ele também se adapta em ambientes híbridos (mescla com outros sistemas operacionais na rede ou no mesmo computador) e tem um custo baixo, operando na teoria com hardwares mais modestos e sem necessidade de licenciamentos altos.

Porém o “negócio da china”, é super desafiante. Nem tudo roda para esse sistema, que ainda tem uma adesão modesta, devido ao desafio que é deixar tudo rodando para um usuário tão acostumado ao Windows. No mundo dos Servidores, a adição já é mais ampla, mas o custo com mão de obra especializada nesta área, tem que ser colocado na ponta do lápis.

Se você tem a mente aberta e topa o desafio de mudar e sempre ver alternativas, para tirar o Windows da sua vida, o Linux é fantástico. Para  começar, as distribuições indicadas são a Linux Mint e Ubuntu, focado no usuário e facilitar a vida.

Na minha concepção e experiência, estas três alternativas são viáveis e reais. Temos ainda muitas alternativas, mas são extravagantes e muito nichadas para um segmento.

A verdade é que o Windows ainda é um sistema operacional amplamente utilizado e tem um legado superimportante, que demorará um bom tempo para cair.

Mas como profissional da área, não há apenas uma solução para o desafio proposto e as alternativas acima podem sim dar conta do recado.

Compartilhe
Compartilhe
Junte-se a lista de e-mail

Receba, em primeira mão, nossos principais posts diretamente no seu e-mail

Outros Artigos

Cloud Computing

Nuvem para PME – Vale apena?

Olá todos, Rodrigo aqui! Aproveitando o ensejo da semana, onde um dos maiores provedores em nuvem, a AWS teve dificuldades e em alguns momentos ficou

Leia mais »

A Helix possui a solução certa para transformar o seu negócio!!!

© 2019-2024 Helix TI. Todos os direitos reservados.

© 2019-2024 Helix TI. Todos os direitos reservados.

plugins premium WordPress
Rolar para cima