Case Transformação 360º – Laboratório Vsol Group

Um dos serviços mais solicitados à nossa empresa, é a solução de transformação digital 360º. Temos este nome, pois temos um olhar abrangente e macro para dar a solução correta, passando por infraestrutura de TI, aplicações e soluções em nuvem, sempre atentos ao ESG (Environmental, Social and Corporate Governance – Governança Ambiental, Social e Corporativa).

Com isso, o cliente não se preocupa com múltiplos fornecedores e as implicações que isto gera, sobretudo para cenários maiores, como das médias empresas.

Para isto, temos um corpo com arquitetos e várias células que atendema cada demanda de acordo com a necessidade. Para exemplificar todo este nosso escopo apresentamos aqui um case do Vsol Group, um grupo que possui vários Laboratórios em múltiplos países.

Em aquisição de uma operação de outro Laboratório, fomos contratados para separar a operação de TI atual, deixando-a independente e funcional, sem perder a produtividade atual e mantendo todo o escopo para futuras auditorias.

O desafio!

Nós, junto a TI que operava na operação anterior, inicialmente realizamos todo o levantamento do parque de máquinas, servidores e serviços que, à época, rodavam para o funcionamento do Laboratório.

Assim, em conjunto com a executiva do Vsol Group e com o levantamento em mãos, fizemos um plano no qual foi estipulado o cronograma de implantação em 90 dias, com migração total de um escopo dos 30 equipamentos atuais.

Além disso, a Helix tem parceria chave com fornecedores, na qual, de acordo com os objetivos, já realizamos as cotações do necessário como: servidores, serviços de Internet (Provedores de link dedicado); de segurança como Firewall e legalização de software (Office e Sistemas Operacionais necessários).

A princípio, a Infraestrutura atual de racks e cabeamento seria utilizada.

Após as aprovações e alterações necessárias, foi definido junto a diretoria, os softwares a serem utilizados, onde o sistema principal de produção e serviços seria legado e apenas migrado pontualmente, pois já rodavam em nuvem e a implantação de ERP junto ao fornecedor definido pela diretoria, onde a estrutura seria por conta da Helix.

Todo escopo e cronograma definidos, tudo pronto para execução!

Imprevistos e ampliação de escopo

Como todo projeto, ao longo de seu percurso, pode haver alterações devido às necessidades físicas do local e exigências da antiga operação. Com isso, a diretoria precisou alocar um espaço maior dentro do local e mudaram-se os planos de uso do cabeamento e infraestrutura. Tivemos, ainda, que alterar o escopo de links de Internet, no qual acionamos nossa célula de passagem de cabos e gerenciamos juntos aos nossos parceiros de links esta alteração, pois houve mudança da passagem inicial de fibras e outros caminhos para o link ficar operacional.

Citamos isto como um diferencial, pois muitas vezes como não foi contemplado no escopo inicial, muitas empresas não possuem serviços múltiplos. Com isso o cliente precisa ir ao mercado, procurar serviços com outros fornecedores, o que paralisa o projeto e muitas vezes, por mais que tenha sido colocado um tempo maior para implantação, pode atrasar todo o projeto.

Execução acelerada

Devido a este imprevisto, em 10 dias conseguimos todo o necessário para implantação física do cabeamento, aceleramos com mão de obra especializada e recursos ampliados de analistas, para entrega dentro do tempo planejado.

Em paralelo, o que foi definido para a estrutura do projeto, com a chegada dos recursos, como servidores e novos equipamentos de conectividade, foram preparados neste meio tempo.

Ao final da estrutura, pronta e colocado no ar todo o diretório, com a estrutura de usuários, departamentos e e-mails definidos, foi feito junto aos analistas, uma força tarefa para migração efetiva das estações de trabalho, com a migração do diretório anterior, com o novo perfil e os novos recursos. O desafio maior foram as estações que realizam análises com seus equipamentos específicos, na qual, com nossa experiência neste ramo, fizemos a migração sem imprevistos e já contemplando o necessário para linkar com o sistema em nuvem que fornece os laudos para aos clientes.

Monitoramento e ajustes

Ao final de 80 dias, tínhamos os equipamentos principais e 95% das estações rodando para monitorarmos o novo ambiente de produção, e junto ao fornecedor de ERP, a integração com o Sistema de produção.

Nos 10 dias restantes, fomos fazendo os ajustes necessários e migramos as estações chaves que deveriam apenas serem migrados com a validação do funcionamento.

Entrega do projeto

Ao final dos 90 dias, entregamos 99% do projeto, restando apenas detalhes de negócios, que foram postergados, como alguns e-mails de comunicação com clientes, para que estes fossem comunicados antes de chegar e-mails com novo domínio e outros.

Ao final do aceite de entrega do projeto, e a satisfação do cliente, fomos contemplados com uma negociação de contrato para gestação da TI do grupo nesta unidade e suporte a outros serviços menores para o grupo.

Hoje, também, fornecemos o suporte necessário e o Vsol Group foi bem-sucedido na sua auditoria pós migração de seu escopo de serviços junto ao Inmetro, chave para atuação em seu mercado.

Com nossos agradecimentos à diretoria e gestores do Vsol Group, este case mostra o método e execução de trabalho da Helix como um todo, com serviço de transformação digital diferenciado, com integrações de parceiros, analistas e arquitetos, que proporcionam segurança ao cliente e comodidade para focar em seu ramo de negócio com a tecnologia integrada para performance e atingir seus objetivos.

Resumo do escopo de entrega

Infraestrutura de Rede:

  • Cabiling com mapeamento de pontos, passagem de cabos específicos para integração física de áreas de galpão industrial;
  • Implantação de rede Wifi;
  • Gerenciamento de fornecedores para passagem de fibra óptica

Operação

  • Implantação de servidor e virtualização;
  • Novo diretório de operação (active directory);
  • Organização e criação de usuários e Permissionamentos;
  • Disponibilização de dados;
  • Migração de estações e perfis de usuários (incluindo equipamentos de laboratórios);
  • Gerenciamento de integração de serviço terceirizado de impressão;
  • Implantação e gerenciamento de internet redundante com firewall e load balance terceirizado;

Aplicações

  • Operacionalização de software legado em nuvem no novo ambiente de Produção (Software LIMS- Laboratory Information Management System);
  • Infraestrutura e suporte para implantação de software ERP (Enterprise Resource Planning) de Parceiro;
  • Gerenciamento e suporte à integração entre as aplicações;

Comunicação

  • Migração de e-mails com nova plataforma e novo domínio;
  • Alterações pontuais junto ao fornecedor de software de produção para uso de e-mails específicos de comunicação com o cliente;
Compartilhe
Compartilhe
Junte-se a lista de e-mail

Receba, em primeira mão, nossos principais posts diretamente no seu e-mail

Outros Artigos

A Helix possui a solução certa para transformar o seu negócio!!!

© 2019-2024 Helix TI. Todos os direitos reservados.

© 2019-2024 Helix TI. Todos os direitos reservados.

plugins premium WordPress
Rolar para cima