Antivírus pago ou gratuito, eis a Questão

Não é desconhecido a importância de termos instalado em nossos dispositivos, de qualquer natureza que seja, um antivírus para nos proteger das incontáveis ameaças que rondam a internet no dia a dia, até por quê, não queremos nenhum intruso invadindo nossos sistemas para fazer o que quiserem, mas aí fica a pergunta. Uso um antivírus pago ou um gratuito já atende minhas necessidades?

Windows Defender

Antes de mais nada, falando na linha dos computadores e notebooks, todo computador que tenha instalado um sistema Windows a partir do 10, já possui um antivírus nativo, o Windows Defender.

Para uma proteção inicial, ele serve bem para o público em geral, oferecendo uma proteção básica, protegendo de toda gama de vírus conhecida e tendo um sistema de proteção em tempo real limitado assim como os gratuitos. O que ele peca, é no seu tempo de resposta a vírus novos. Muito pelo fato de não ser o foco principal da Microsoft, entregar um antivírus parrudo logo de cara aos seus usuários, o que elevaria o já tão elevado valor do sistema operacional.

Gratuitos

Quem resiste a um produto na loja que venha com desconto? De graça então? Pode colocar no carrinho. Mas quando nos referimos a antivírus, a situação pode ser diferente.

Ao longo da minha pesquisa, percebi que em questão do nível de proteção, uma boa parte das empresas disponibiliza toda proteção disponível contra os vírus já conhecidos no mundo, não diferindo da versão paga, contudo, seu motor antivírus tem suas funções limitadas, ou seja, por conta da proposta gratuita, seu motor não consegue realizar uma varredura mais aprofundada e ampla no computador, além do mais, não consegue identificar e dar soluções rápidas a novas ameaças.

Pagos

Os antivírus pagos se propõem a lhe proteger de todas as maneiras possíveis, seja em cobrir toda gama de vírus existente, verificar comportamentos atípicos da máquina para detectar novas ameaças —quando detectados, a empresa já busca uma solução assim que a ameaça é descoberta—, realizam uma proteção ampla e profunda —pode chegar a nível de hardware— em tempo real e de forma automática, e notifica quando algum computador foi invadido ou está se comportando de maneira estranha.

No caso de funções extras, muitos oferecem firewall, gerenciadores de senha, proteção contra vazamento de dados, VPN para seus colaboradores remotos, proteção antiramsonware, antiphishing, crypto-jacking, proteção DNS contra redireções maliciosas e por aí vai.

O que pode haver de diferente será com seus concorrentes pagos, seja em gama de serviços ou no gradiente de proteção. Verifique junto ao corpo da TI qual melhor atende suas necessidades.

Conclusão

Por mais que sejamos tentados a economizar no uso de sistemas gratuitos, pagar por esses serviços, é uma forma de contribuir para que eles continuem aprimorando suas ferramentas e por que não, ampliando seus recursos para seus usuários, outra questão é que pagantes tem um poder de cobrança muito maior que os gratuitos quando se trata de falhas do software, melhorias etc. E para fechar, uma reflexão. Como se sentiria se te dissessem que você vai precisar trabalhar de graça por que não estão pagando por aquilo que te pagava, entende?

Compartilhe
Compartilhe
Junte-se a lista de e-mail

Receba, em primeira mão, nossos principais posts diretamente no seu e-mail

Outros Artigos

A Helix possui a solução certa para transformar o seu negócio!!!

© 2019-2024 Helix TI. Todos os direitos reservados.

© 2019-2024 Helix TI. Todos os direitos reservados.

plugins premium WordPress
Rolar para cima