Olá pessoal tudo bem?
Estava eu essa semana lendo uma matéria interessante sobre troca de liderança de TI na Petrobras, quando no meio da mesma, o Marcelo Carreras que está de saída cita o alinhamento da área de negócios com o setor, que propiciou muitos dos avanços nos últimos 4 anos.
Lembrei de muitas matérias dos anos 2010, que isto parecia um mantra, sobretudo nas grandes empresas. Hoje temos um volume muito menor deste tipo de matéria, que só pode significar duas coisas: este alinhamento já existe e se consolidou ou não é mais citado.
Eu acredito que as duas opções estejam corretas.
Nas grandes empresas
Nas multinacionais e empresas consideradas de grande porte, isto está realmente consolidado e acaba se tornando óbvio. Portanto, entrevistas, artigos e crítica especializada em negócios e tecnologia, tiram o foco deste assunto e vai para o “próximo nível”, com discussões mais relevantes e que o mercado corporativo necessita.
E na prática, quem atua ou já atuou nas grandes empresas, sabe que uma reunião de board (conselho, estratégia de negócios etc.) tem o CEO, o CFO e outros, contando também o CIO ou CTO. Ou seja, não tem como atuar no mercado sem o link e a visão holística dos especialistas na área de tecnologia.
Muito interessante que o mercado tenha esta maturidade. Além disso, com pandemia e outros fatores, se tornou essencial. E todos sabemos que as tendências vêm do famoso “de cima para baixo”, criando todo o ecossistema.
Nas pequenas e médias
Aqui o cenário já muda bastante. Com exceções de médias empresas que estão em via de se tornarem grandes, a liderança é reduzida, com diretores com múltiplas funções e nos pequenos negócios, a verdade é que tem um dono que joga em várias funções e tem uma ou duas pessoas de confiança na liderança. E neste tipo de empresa, o foco é no core da empresa, ou seja:
- produzir e vender produtos se for ligado ao varejo;
- oferecer diferenciação no ramo de atuação, se for serviços;
E está certíssimo.
Porém muitas vezes, se esquecem que estamos no século que a tecnologia transforma a sociedade como um todo. Desde a forma de fazer negócios, até os relacionamentos familiares, passando por entretenimento, informação e consumo.
Como a eletricidade
E como a eletricidade, ninguém pensa em tecnologia como um todo, até que precise dela. E nas pequenas e médias, a estratégia acaba indo por água abaixo, pois ninguém contava com aquele computador novo, para o funcionário contratado. Ou não pensou no servidor ou contratação do serviço em nuvem, para dar saída no novo e-commerce ou o ERP que vai “mudar e salvar a empresa”.
Como dito no título, Negócios e TI é um alinhamento mais que necessário. Se não houver este alinhamento, vamos ter impactos na estratégia, no financeiro e pode haver até mesmo um erro na evolução e sobrevivência do negócio, que pode se tonar obsoleto. Se escorregar, o seu negócio ou ramo de atuação, pode morrer em poucos anos.
E como atuar, sendo PME?
Sendo PME, você pode tomar algumas atitudes simples. Todos sabemos, que nem todos podem contratar um especialista e ter um CIO. Está muito longe da realidade deste mercado. Vejamos algumas decisões ou atitudes, que podem fazer a diferença:
- crie uma visão tecnológica – veja no seu ramo de atuação, o que há de inovação ou tecnologia que tem movimentado o mercado;
- reavalie o alinhamento atual – pare um instante e avalie se ao tomar decisões ou conversar com lideranças, você convoca alguém que entenda ou pelo menos leve em consideração tecnologias ou TI.
- Tenha um parceiro de tecnologia e o consulte sempre – Veja seu fornecedor de TI constantemente e o consulte sobre os próximos passos. Aconselho que ele seja um MSP (Managed Services Provider) em TI, que pode oferecer diversas alternativas e novas soluções, que podem auxiliar muito em estratégia, operação e inovação.
Finalizando, quero muito que você sendo um gestor ou dono que lidera uma PME, se sensibilize com este meu artigo e tenha em mente nas próximas decisões, colocar especialistas em tecnologia ou alguém que pense neste aspecto.
Com certeza, isto fará a diferença nos próximos anos de atuação do seu negócio no mercado.
Quer saber mais sobre MSP e como ele pode ajudar? veja este artigo.
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