Adaptação e Velocidade na retomada de negócios 2022

adaptação- velocidade-retomada-negócios-2022

Vamos falar hoje em negócios. E mais importante: Adaptação e Velocidade na retomada de negócios 2022.

Esse quadrimestre de 2022, se mostrou super desafiador. O mercado vem como um todo tentando se adaptar ao fim da pandemia. Num primeiro momento, houve um “boom” das pessoas saindo de casa e relembrando velhos hábitos. Mas ao findar deste abril, vemos nitidamente que o comportamento do consumidor mudou.

Como previsto e falado inclusive aqui no Blog Helix, o mundo não é o mesmo e a experiência digital, deixou marcas. Vou aqui deixar algumas impressões e direcionamentos para o PME que nos acompanha, pois vemos este mercado um pouco sem direção na forma de atuar nesta retomada.

Vamos lá!

Velocidade e estratégia!

Primordial estas duas palavras. Hoje vemos que alguns negócios PME estão estagnados e retraindo. Isto porque, durante a pandemia muitos conseguiram com algumas ações de Marketing e adaptação digital, dar continuidade. Mas aquelas mesmas ações, hoje são insuficientes. Um exemplo, é a utilização somente do Whatsapp como canal digital e de vendas. Isto é pouco. É hora de sentar, pensar numa estratégia real de Marketing Digital e aplicar rápido o planejado. Isto é investimento.

E lembre-se: VELOCIDADE. O mercado é dinâmico, tem que sempre analisar o que funcionou, o que não funcionou e se adaptar.

Adaptação Digital

Outro pecado antigo sendo cometido. Alguns negócios tinham fluxo de caixa, investiu parcamente em algo digital como citado no item anterior e esperou o fim da pandemia. Esse fim demorou, oscilou e parece que está chegando mesmo. Porém foi deixado marcas. O varejo por exemplo tem sentido que a reabertura chegou, mas faturamento não volta (veja esta matéria).

Tem que entender o consumidor: ele voltou a ir aos centros comerciais, shopping e o preço comparado as vendas na Internet não é atrativo. Por isso, vemos shoppings em dificuldade, lojas voltando e não vendendo. Quem comprou pela Internet, viu que é possível e vantajoso e os Chineses como Ali e Shopee, estão mudando o mercado varejista. Portanto, o PME tem que abrir a mente e criar canais de vendas alternativos na Internet, como os Market Places, investir em Lojas virtuais e se adaptar.

Quem sabe sua loja pode se tornar digital e reduzir o custo Operacional.

Experiência do usuário!

Outro ponto importante. O consumidor no geral, de serviço e mesmo produto, quer sair e consumir. Mas o tempo é escasso e o mercado não está com dinheiro sobrando. Para sair e valer a pena, a experiência tem que ser diferenciada. No mercado de Restaurantes por exemplo, ninguém vai sair e comer em qualquer lugar, com o ifood na mão. Mas o ifood não entrega a experiência de comer em um restaurante temático, um barzinho com som ao vivo, ou um atendimento diferenciado.

Investir em experiência e não ter agilidade e logística, também não serve. E como sempre dizemos, aí entra o investimento tech, pois anotar pedido em papel, se perder e demorar na entrega, faz parte da experiência, só que no caso, será ruim e afastará o cliente.

Lembre-se também, que a época do “vamos que vamos” passou. Tem que mensurar, tem que entender o comportamento do cliente no local e oferecer sempre mais, como exemplo, acesso internet, promoções pós consumo, com marketing digital eficiente. Isto é experiência total do consumidor e está percebendo quem faz e quem não faz isso.

Conclusão

Esses três itens são hoje apenas o começo, tem mais vindo por aí. E tudo apoiado pela tecnologia.

O meu conselho principal é tirar da cabeça que a tecnologia acabou com tudo. Pelo contrário. Tem potencializado negócios e tem pessoas faturando muito mais hoje, do que antes da pandemia.

Mas tem que se adaptar. Têm que rever conceitos e dar um passo a mais. Tirar as estratégias ruins e pequenas, sobretudo as digitais, e investir. De forma séria, planejada.

A frase até o fim do ano será: Adaptação e Velocidade.

Quem não se adaptar e não investir em tecnologia e no digital, com certeza, ficará pelo caminho!

Forte Abraço.

Compartilhe
Compartilhe
Junte-se a lista de e-mail

Receba, em primeira mão, nossos principais posts diretamente no seu e-mail

Outros Artigos

Digital First

Cultura Digital First

Olá todos, Esta semana falamos bastante na Helix sobre Digital First. Fizemos uns posts bem interessantes, em como dar os seus primeiros passos, com ações

Leia mais »
Infra

Ransomware: um perigo a vista

Olá todos, Em uma leitura em um site de Tecnologia, vi uma matéria superinteressante sobre ataques de Ransonware focados em Instituições de Ensino. Deixei de

Leia mais »

A Helix possui a solução certa para transformar o seu negócio!!!

© 2019-2025 Helix TI. Todos os direitos reservados.

© 2019-2025 Helix TI. Todos os direitos reservados.

plugins premium WordPress
Rolar para cima