Olá, Rodrigo aqui.
Vamos falar sobre Transformação Digital nas empresas PME 2022, na prática, para as Pequenas e médias empresas. Mas por quê?
Simplesmente porque o cenário após dois anos de pandemia deu uma boa mudada. Ouso dizer, que deu uma grande guinada.
Se colocarmos em perspectiva e revisitando o nosso Blog, você irá ver os artigos com a seguinte cronologia:
- 2019 onde a Helix começou a atuar, falar de Transformação Digital era subjetivo e muitos não entendiam;
- 2020, a pandemia chegou e simplesmente “empurrou” as PMEs, para o digital e suas ferramentas; E acelerou os planos das grandes;
- 2021, foi um ano em que as ferramentas digitais de 2020 que foram utilizadas como “bote de salvação” tiveram que virar padrão e hoje já não são satisfatórias.
E agora olhando para 2022, serão separados os meninos dos homens, como brincam por aí.
Não dá mais para brincar de “transformação digital”, achando que apenas tendo o Whatsapp corporativo, e outros “truques”, você vai se manter no mercado.
A aceleração da pandemia, fez com que os grandes pensem na transformação a curto prazo. Uma pesquisa do Instituto FSB de Pesquisa (deixo o link para quem quiser saber sobre o instituto), com 400 empresários em todo o país, afirmou que 70% consideram a transformação digital um tema relevante para o ano de 2022. Mas apenas 37% se sentem aptos a executá-las.
Geralmente estas pesquisas são encomendadas por consultorias, como foi o caso desta, para atender a demanda de grandes e médias empresas. Mas não é porque você é menor que não deve se preocupar.
Pelo contrário, geralmente as demandas das pequenas, médias e micro, giram em torno de serviços e produtos para estas grandes empresas. E se elas querem e vão fazer esta transformação digital, todos devem fazer.
E isto é uma ótima notícia, pois tudo o que sempre pregamos e temos dito nos últimos dois anos e meio no Blog, nas redes sociais e outros canais, onde tecnologia facilita seu dia a dia e automatiza a escala do seu negócio, vai ser feito de uma maneira ou outra.
Então segue alguns pontos para dar os próximos passos, sendo você PME e tocar o barco:
Digital First
Como sempre foi dito como máxima de quem realiza Transformação Digital, o processo deve ser analisado e mudado a cultura. Ou seja, você tem que abrir a mente e verificar seus processos, mesmo que sejam poucos e verificar como fazer de modo otimizado e digitalizado.
Isto tem o nome de Cultura Digial First, onde o seu foco deve estar no digital. Temos um excelente artigo que deixo aqui neste link, para quem quiser saber mais sobre.
Uso do Cloud (da Nuvem)
Utilizar a nuvem hoje é um passo que deve ser utilizado pelo PME. Muitos têm medo, pois parece que isto é caro e só as grandes empresas tem “cacife para isto”. Há soluções sem fim, que vão desde softwares de CRM e ERP para todos os portes, até mesmo ao aplicativo que pode atender cabeleireias e restaurantes, para não ser refém do ifood por exemplo.
Apenas o passo anterior do Digital First, deve ser dado, para usar e abusar das soluções Cloud, para escalar muito seu negócio. E estou falando de muitas soluções inteligentes, para redução de custos e maior flexibilidade de crescimento. Deixo outro artigo sobre Nuvem para PME.
Parcerias com MSPs
Nas reportagens sobre a pesquisa, muitos CEOs afirmaram que a principal dificuldade é mão de obra especializada para a Transformação Digital. Realmente, para eles que são maiores, contratar funcionários que atendam e toquem a Transformação é bem difícil. Porém vou contar o segredo do superpoder do PME: simplicidade. O que você precisa? Um Provedor de Serviços Gerenciados (MSP em inglês), que te ajude a implementar e tirar do papel as ideias e os processos que não são complexos. Muitos empresários querem fazer e dominar a tecnologia (TI, Hardware, Software, Marketing Digital), mas esquece do foco da empresa e se sente sobrecarregado. Terceirizando com qualidade, você irá pensar: por que não fiz isso antes.
Estes são 3 passos básicos, que os empreendedores e empresários PME, devem seguir para a transformação digital em 2022.
Como um provedor MSP, temos ajudado muitas empresas e profissionais autônomos e liberais a conseguir seus objetivos que é empreender com foco no seu negócio e ser potencializado pela tecnologia. Se leu este texto e precisa de ajuda e mais informações, entre em contato conosco.
Não se esqueça, que estamos vivendo a era do “Darwinismo” Digital e quem não se adaptar aos novos costumes, vai ser engolido.