Trocando as bolas: gestão de tráfego antes da estratégia digital

Hoje vou falar de algo que vêm sendo requisitado por aqui na Helix, no nosso Serviço Inteligente Web: Gestão de tráfego.

Mas será mais como um alerta para o nicho de nossa atuação as PMEs (pequenas médias empresas). Indo além, pois temos clientes como profissionais liberais, profissionais autônomos e todos aqueles carentes dos serviços digitais, que atendemos com muito carinho, dedicação e orgulho.

É fato que muitas pessoas devido a pandemia, “caíram pra dentro” do Marketing Digital e hoje enxergam que precisam avançar e dar os próximos passos. E a gestão de tráfego está em alta e tem sido apontada até mesmo como profissão, portanto, nos topos das pesquisas sobre o assunto.

Porém, na prática, os PMEs nos procuram e muitas vezes verificamos que a estratégia digital está superficial. O público-alvo está subestimado, as redes sociais abandonadas e alguns até mesmo falam de fazer a gestão, sem ter um site (o que é possível, mas sabemos que não gera resultados tão interessantes, na maioria das vezes, dependendo onde é feito o anúncio).

Vamos lembrar também, que a gestão de tráfego é um todo e contempla também o tráfego orgânico, tráfego de e-mails e não somente o Tráfego pago (este, feito com anúncios). A verdade é que a procura é por este último, falando que não tem o resultado com o “impulsionamento”, e que o concorrente ou alguém que ele conhece, está tendo resultados “fantásticos”.

O X da questão é pensar na estratégia digital, e ter fortalecido sua presença digital. E antes de dar este importante passo de anunciar, se atentar nos itens a seguir, que farão com que seu tráfego seja mais consistente:

  • Definição, pesquisa e conhecimento do seu público-alvo;
  • Presença digital, com vários canais de atendimento e informações (isto inclui site, viu) para receber o cliente que clica no anúncio;
  • Conteúdo relevante, com redes sociais ativas (não serve fazer um post a cada dois meses) para educar e ter autoridade;
  • Estratégia de recepção (quais canais) e atendimento do cliente, quando o mesmo “clicar” no seu anúncio;

Este último item, chamo muito a atenção. Pois vemos que independente do tipo de tráfego e sobretudo tráfego pago onde há investimentos, a estratégia rasa, pode levar o cliente até você ou sua empresa, mas você tem alguém que verifica e-mail, whatsapp ou atende o telefone? É cativante e ágil?

O cliente que procura serviços e produtos na Internet, quer um serviço prático e que o atenda rapidamente e com comodidade. Você parou pra pensar neste quesito? Lembre-se que ao atender via Internet, a questão da avaliação conta muito.

Termino este artigo com o título do texto: não troque as bolas. Ou como muitos gostam de dizer, “Não tente correr, sem aprender a caminhar”. Portanto, tirar um tempo, ver sua estratégia e sempre testar, é a melhor maneira de obter resultados. Entendemos que o PME, muitas vezes não tem tempo ou mesmo recursos amplos de investimento. Mas fazer a lição de casa, com “o arroz feijão” do marketing digital, vai trazer os resultados desejados.

Forte abraço,

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