Olá todos, Rodrigo Aqui!
Este artigo veio de uma notícia que vi no portal G1 sobre PME, citando que nos primeiros 4 meses desse ano, foram abertas 1 milhão de micros e pequenas empresas. Outra estatística interessante, é sobre as MEIs que apesar de número menor em comparação ao ano passado no mesmo período, ainda assim, há aberturas em ritmo acelerado desta modalidade.
Mas a pergunta que faço é a seguinte: eles estão preparados?
Conversando com pessoas que ou perderam emprego e resolveram empreender, ou mesmo tinha seu sonho, se organizou e finalmente conseguiu ter seu próprio negócio, a dificuldade que senti foi que muitos não estão preparados. A vontade de empreender, o sonho ou mesmo a necessidade tem levado as pessoas a criarem negócios, sem estratégia ou um plano para tocarem suas empresas.
Muitas com conhecimentos de sua área de atuação, pegam e abrem seu CNPJ e com noção, vai tateando o mercado e tocando a empresa. Outros, valentes mesmo, mudam de área e baseados no famoso “feeling” ou por gosto de atuar em uma área que era um sonho, vai pra cima e faz sua tentativa.
Dentro deste cenário, o principal conselho, é procurar órgão como o SEBRAE que dará as orientações básicas de como ter um empreendimento. Palavras e jargões como fluxo de caixa, capital de giro, controle de estoque, logística e tantos outros, podem ser aprendidos por lá.
Agora no contexto da Helix, onde trabalhamos a tecnologia para ajudar justamente este segmento de mercado, podemos dizer que no geral, este segmento não está preparado.
Usando estatísticas, vemos que as grandes empresas tem a preocupação com Transformação Digital, Presença Digital e como automatizar as coisas e dão prioridade e mesmo tem setores sendo criados para isto e investimentos financeiros enormes.
Por outro lado, o PME, coloca a tecnologia em segundo e até mesmo em último plano e fica mais preocupado com o que vai aparecendo e resolvendo o que dá, sem plano de ação. Investir em software para controle de seu negócio, nem passa pela cabeça. Tem pessoas abrindo negócios e utilizando “caderninho” para anotar controle de estoque, verificar o quanto vendeu no dia.
Portanto quero aqui com este artigo, conclamar novamente que este setor que abrange 92% dos negócios do Brasil, emprega muitas pessoas ou mesmo é o famoso “eu empresa”, abra a mente veja que seu passaporte para o sucesso passa por dois pilares: processos e tecnologia.
Os processos são superimportantes para você domar o seu negócio e escalar (aumentar) o tamanho do mesmo. Mas você fazer isto sem tecnologia é loucura. É como empreender nos anos 80 ou 90 em pleno século XXI. E sabemos que as empresas que têm evoluído e mesmo sobrevivido, tem investido também em criatividade com muita tecnologia.
E para encerrar, sugiro que você se prepare, criando processos, lendo e aprendendo muito, mas sobretudo invista em tecnologia. Como citei em um post da Helix, ser PME é como ser Davi enfrentando um verdadeiro Golias. E a atiradeira que poderá fazer você vencer o duelo, é a TECNOLOGIA.
Forte Abraço,