Olá Rodrigo aqui!
Neste artigo, como diz o título, vamos falar um pouco do que tem ocorrido: empreender para muitos, senão todos, tem sido um desafio enorme.
Na verdade, sempre foi. Mas vemos períodos que são potencializados a mil, devido a fatores como guerra, quebra de sistemas econômicos e como agora, surtos e pandemias.
O que fazer? O que diz o título: Respira, dá um tempo, se organiza e vamos pra cima.
Quero aqui enfatizar, que após uma grande bonança e um período do chamado “vacas gordas” que não percebíamos, esta pandemia veio nos desafiar e lembrar, que a vida e nossos períodos históricos, são cíclicos. Com isso devemos aprender com pessoas que passaram por tempestades e o que elas deixaram como lição. Eu particularmente gosto muito do posicionamento e forma de atuação de Winston Churchill, que assumiu a Inglaterra em um período complicadíssimo e com seus discursos, estratégia e atitude, não deixou seu país sucumbir.
Por isso, chamo atenção as atitudes que alguns têm tido:
- Descrença geral, deixando se levar por pessoas ou notícias negativas;
- Falta de estratégia, sempre voltando ao passado, e querendo atuar como antes;
- Inércia, esperando algo mágico ou deixando de lado seu negócio ou seus sonhos, esperando a vacina, esperando o governo, ou seja, esperando;
Quero enfatizar aqui, que isto é normal e TODOS tivemos em algum momento, algumas destas reações durante a pandemia. Mas como gosto muito de filmes e um dos preferidos é a franquia Rocky, temos que ser como ele e lembrar da frase: A vida não é sobre quão duro você é capaz de bater, mas sobre quão duro você é capaz de apanhar e continuar indo em frente.
Portanto se você tem um negócio, respira, faça uma reflexão e pense em tudo de bom que foi construído, seu propósito e se adapte. Continue indo em frente.
Para isso, vamos pegar algumas coisas que tem ajudado negócios que vem se adaptando a crise e por que não, prosperando:
- Criatividade: parece óbvio, mas como estamos sem respirar, sufocados e vendo as contas chegar, é a hora de sentar com a equipe, seu sócio ou aquela pessoa positiva que te ajuda sempre e fazer aquela reunião. Uma boa ideia, executada de forma diferente, pode salvar um negócio;
- Agir de forma diferente: ficar “correndo atrás do rabo” e tentando fazer as coisas como sempre foram feitas, como disse Eistein, te levará sempre aos mesmos resultados. Hora de se desafiar e fazer coisas novas, ver o movimento do mercado e ver se a atuação de seu negócio está condizente com essa nova realidade;
- Investir em processos digitais: o fato é que o mundo mudou e o digital teve uma ênfase e hoje tem feito a sociedade não ruir. Desde Delivery via internet, até os anúncios digitais, é fato que se você não usa tecnologia em seus processos, você está fora da realidade. Não se engane pensando que hoje você tem feito contatos via Whatsapp e está usando a tecnologia e modernizando seus processos. Vá além, e veja como investimento e não como um custo que você não tem como arcar hoje.
- Maleabilidade para dançar conforme a música: vejo muitos empresários, principalmente os micros e pequenos, querendo moldar o mundo a sua visão. Sempre atuou daquela forma e quer continuar. E como ficou em uma zona de conforto, por vários motivos, agora sente uma enorme dificuldade para mudar. Infelizmente (ou felizmente) terá que se adaptar a cada fase desta pandemia, com restrição, lockdown, reabertura, sempre com o controle do seu negócio, para atuar de acordo com a sua necessidade e a do público e o mercado que você atua.
Mais uma vez, a resiliência é a palavra da moda, mas temos de enxergar que ela será a chave para passarmos por essa enorme tempestade.
Mas reforço novamente, como uma mensagem de esperança, se alimente e se espelhe em pessoas que passaram por enormes dificuldades e superaram. Desde figuras históricas até mesmo aquele exemplo de vida recente, foque em mensagens positivas.
Aí você, respira, pensa, dá um tempo e vai pra cima.
Forte abraço!