Olá todos, Rodrigo aqui!
Primeiro artigo do ano e vamos com tudo. Um artigo prático, para o mercado que temos trabalhado e ajudado muito, as Pequenas e Médias Empresas (PMEs).
Como dito no último artigo, é consenso que a Transformação Digital chegou e não vai embora. Tampouco o mercado será o mesmo. Portanto como venho falando nas minhas redes sociais (se você não me segue e chegou aqui, este é o meu Instagram @r_sabino), velocidade será a palavra que definirá. Não podemos perder tempo, tentando fazer algo sem saber para onde ir. Portanto siga estes 3 passos essenciais, você como PME, para não perder tempo:
- Estratégia Digital – não fique parado, esperando a vacina chegar e rezando para tudo voltar ao normal. Não vai voltar a ser como era antes. Independente do mercado de atuação, de alguma forma o digital está lá. Portanto traçar uma estratégia, verificar o que os concorrentes têm feito (Presença digital com sites, redes sociais ativas e localização para negócios que atuam fisicamente via Google meu negócio) é essencial. Dê aquela respirada, tire um tempo, sente com seu sócio, equipe ou alguém de confiança e veja o que rolou de inovação e como você pode investir nestes quesitos, não ficar para trás, ou criar algo disruptivo que pode ajudar seu caixa e faturamento.
- Terceirize sua Presença Digital – durante o auge do isolamento, muitos se arriscaram a estudar e utilizar marketing digital. Foi muito válido e várias PMEs conseguiram resultados. Mas caíram na armadilha de correr antes de andar. Com isso hoje há pessoas sobrecarregadas fazendo função de alimentar redes sociais, verificar tráfego de site e outras coisas super importantes e deixando o negócio ou a função principal a que foi contratada em uma média empresa. O conselho aqui, é verificar se frerelancers ou empresas focadas em estratégia digital, ou mesmo agências, que podem fazer este essencial serviço nos dias de hoje, de uma forma mais assertiva ou mesmo aliviar destas funções e melhorar as estratégias e experiências do serviço ou produto. Não adianta fazer marketing e entregar um produto ou serviço somente ok ou de qualidade. Isto é o mínimo que o consumidor espera após ver uma propaganda. Estamos na era da experiência.
- Revise sua Infra e invista corretamente – dica que vale muito, sobretudo na sua sanidade e sossego emocional: revise sua infra e dispositivos digitais. Muitos tem feito propaganda, e dizendo estar ligado neste novo mundo. Mas o celular, não acompanha e com isso perde tempo, fazendo as coisas lentamente, sem ferramentas (aplicativos) que poderiam agilizar ou mesmo resolver em poucos cliques. O computador é velho e trava a todo momento, onde depois fala para o cliente que o “computador está travando” e vai entregar mais tarde o produto ou atrasar o serviço. A Internet está lenta ou caiu e não será possível fazer o combinado. Infelizmente, quem tem essa dificuldade, ficará para trás. Num mundo digital, ter um backup de acesso Internet é essencial. Ter dispositivos como computador e celulares produtivos e que possam utilizar os últimos recursos, faz com que você tenha paz de espírito e possa fazer o que é preciso, a hora que for preciso. Portanto, investir corretamente, onde uma diferença de 20% ou 30% a mais em um hardware ou serviço essencial como Internet pode fazer seu faturamento ser muito maior ou mesmo não perder clientes, exigentes e que foquem em experiência, desde entrega ou mesmo pontualidade e qualidade na execução de serviços.
Espero que aproveite estas três dicas. As PMEs hoje são a base da economia, e tem que serem levadas a sério e ajudadas.
Com certeza, nós da Helix vemos este valor e com nossos serviços, ajudamos o desenvolvimento deste imprescindível setor da economia.
Feliz ano novo e forte abraço!