Olá todos. Tudo bem?
Faço este artigo por obrigação e com um grande pesar. Temos boas notícias sobre a vacina, porém o desafio logístico e mesmo econômico, fará com que a mesma leve um tempo para chegar a todos pelo mundo.
E no hemisfério norte, está havendo a segunda onda da pandemia, o que nos preocupa muito. Da mesma maneira que no começo do ano foi minimizado o cenário, vemos o mesmo comportamento agora.
A parte de todo este assunto, desde ideologia até mesmo os desafios de imunizar toda a população, você e seu negócio estão preparados para um segundo isolamento?
Vamos ser realistas: quem tem negócio não pode se dar ao luxo de ignorar e dizer que “se Deus quiser, não vai dar nada”.
Porém tenho ouvido isto. Sinceramente é triste verificar que muitos pensam assim e vejo que não sabem como lidar com a situação. Está a deriva e torcendo para que tudo isto acabe e a vacina venha logo.
Então se prepare!
Pare um momento, respire, e vamos raciocinar. E o mais importante, agir com estratégia e inteligência. Aqui vamos falar de duas coisas fundamentais:
• Experiência do usuário – hoje, a pandemia expôs o lado frágil da nossa sociedade e muita gente quer algo que toque sua alma e mesmo ajude-o a se sentir vivo. Então, seu negócio e serviço tem que entregar isso ao cliente. Coisas como um brinde, cheiro que mexa com as sensações e associe este paladar ao seu negócio, algo que remeta a família, algo romântico ou mesmo vintage, faz com que a preferência seja por você.
• Tecnologia e Transformação Digital – para oferecer a experiência citada anteriormente e ver se ela está sendo efetiva e dando resultados, a tecnologia é fundamental. E pra isso a cultura precisa se transformar digitalmente, os processos serem automatizados e colocar tecnologia chave para analisar os resultados e ver o que deu certo, o que não deu tanto resultado e tomar decisões com agilidade e intinteligência.
Muitos vão falar: que legal, mas isso não funciona pra mim. Meu negócio, comércio é pequeno. Como vou fazer isso? Pra que tudo isso?
Aí está o maior engano. Estamos na era da velocidade e do Davi contra Golias. O que temos de pessoas inovando e usando a tecnologia para vender de forma diferenciada, é brincadeira. Startups fornecendo soluções para os grandes, isto é óbvio. Porém como já citamos no Blog em outras matérias ( veja os tópicos anteriores ) muitos não fecharam usando WhatsApp para vender, fazendo lives para mostrar valor e uma nova experiência para o cliente e linkando para a sua loja virtual. Nós aqui da Helix, já orientamos clientes que migramos para nuvem e num segundo lockdown, estão preparados para ficarem em casa e operar, por exemplo.
É um novo mundo e possibilidades. Meu conselho é correr agora e usar no mínimo essas duas dicas e abandonar a atuação à deriva e com “fé” que vai dar tudo certo, e usar as novas ferramentas. O mundo não vai voltar a ser o que era. E tudo que você investir e inovar, será muito além da segunda, terceira onda do vírus.
Um abraço e esteja preparado!