Olá todos,

Após um grande hiato, volto a publicar um artigo. Foi um período intenso, com muitos projetos e ajudando a reconstruir e impulsionar negócios e empresas, com esse novo mundo e perfil digital.

Pensando nisso, faço este artigo: Escalar o negócio. Mas como? O que seria isso?

Vamos entender o conceito básico. Temos hoje dois tipos de negócio: o tradicional, chamado de linear. Nele você empreende e para isso você tem toda uma estrutura para atender a demanda, com produtos ou serviços que dependem de funcionários, aparelhos ou algo que faça o negócio funcionar. Você cresce, mas esse crescimento é aos poucos e linear, pois para esse crescimento ocorrer, você precisa de mais infraestrutura, mais funcionários, mais matéria prima etc., para atender a demanda. Um belo exemplo, é um supermercado que para abrir mais unidades, deve sempre investir em sua infraestrutura, desde aluguel ou compra de terrenos até a contratação de novos empregados.

Do outro lado, temos os negócios chamados escalar. Ele inicia de uma forma atendendo demandas e cresce vertiginosamente, onde há sempre um salto e muitas vezes o investimento é baixo ou mesmo desnecessário, pois não há muita infraestrutura e mão de obra envolvida, mas tecnologia que consegue atender a demanda de acordo. O exemplo deste negócio, são os cursos virtuais via Internet, onde foi investido uma energia em montar o curso, gravar e disponibilizar em uma plataforma para a venda. Com uma boa estratégia de marketing digital, você pode sair do zero a uma grande quantidade de vendas e escalar, onde quase não há limite para barrar este crescimento.

São dois modelos que funcionam e parecem bem distintos. E acaba criando uma crença limitante, principalmente no negócio linear, onde é impossível crescer e atender uma demanda vertiginosa. Com certeza, existe alguns entraves e parece impossível por exemplo uma indústria automobilística escalar e atender a demanda.

Mas a sugestão aqui é ser criativo e disruptivo para você poder escalar seu negócio tradicional e no negócio escalável, ousar mais e atender outros nichos, não somente usando modelos digitais baseados em Internet. Usando a indústria automobilística, temos a Tesla. Hoje ela abandona a indústria de auto tradicional, usando conceitos como atualização de software do carro, onde para ter uma inovação ou novo “feature” no carro, basta uma atualização via Internet e não comprar um modelo mais novo de carro para ter um aumento de performance. O carro deles é concebido de forma a aceitar esse novo conceito escalar. Até em vendas, onde a Tesla não tem concessionárias, mas locais com Stands para ver o carro e comprar via Internet, sem vendedores, em lojas, mercados ou em ruas estratégicas.

Isto pra mim é o futuro. Não se limitar e ver possibilidades e usar tudo o que a tecnologia pode oferecer. E escalar suas vendas, seu serviço.

 Muitos vão dizer: Ah Rodrigo, você usou a Tesla de exemplo. Mas os caras têm investimento absurdo, tecnologia no “DNA”, etc. É verdade. Mas o que dizer de exemplos, como a Papelaria que investiu como quem abre um negócio digital e simplesmente aumentou suas vendas absurdamente e hoje vende físico e via Internet. Segue o link, para quem gosta de “ver para crer”.

Lojas fazendo Lives com links para vendas no e-commerce, investimento em redes sociais para educar seu cliente final, abertura de novos canais de vendas para negócios tradicionais. Esse são indícios, que não só é possível, como está acontecendo. Tem gente “escalando” e sem limites. E pra quem produz, Robotização e Inteligência artificial, fará possível atender demandas antes impensáveis.

Como disse, é o futuro. Independente da crise, isolamento pela pandemia e outros fatores, isto já estava acontecendo. Como ouso pregar, “o Covid-19 foi apenas o catalisador” do que iria acontecer em 5, 10 anos para que aconteça em 1 a 3 anos.

E você, o que tem feito para escalar o seu negócio?

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