Olá todos,
Conversando com alguns clientes, parceiros e familiares fui detectando uma característica comum nestes dias de isolamento: muita gente tentando aprender a fazer alguns movimentos em direção a algo relacionado a Transformação Digital por conta própria.
Como dito anteriormente em outros artigos, muita gente utilizando Whatsapp para vender e fechar negócios como nunca e oferecendo serviços e produtos via Facebook e Instagram.
Mas o curioso é que sempre me perguntam algumas coisas comuns: o que é SEO? Como faz para impulsionar nas redes sociais?
E essas são a ponta do Iceberg. Quando você responde algumas das perguntas, fatalmente também esbarra em falta de Infraestrutura (link ruim, notebooks e computadores da idade da pedra) e nenhum controle de cadastro de clientes.
Em locais maiores, é muito mais grave, onde as médias empresas têm recursos parcos e demanda gigante. Você chega mesmos a esbarrar em locais com planilhas gigantescas, onde apenas um funcionário tem ciência e sabe como achar as informações dentro deste arquivo monstro.
Onde eu quero chegar aqui?
Temos uma deficiência enorme de algo chamado Cultura Digital. Como a Educação Financeira isto causa um impacto grande na sociedade. Falando especificamente em Cultura Digital, tínhamos uma indústria de cursos de informática, onde seus conteúdos fracos e as evoluções de software mataram esse nicho, que poderia ser um importante passo e ajudar na educação digital. Nas escolas tradicionais, isso é impensável na maioria, onde nem o básico muitas vezes é passado, quiçá educação digital.
Muitos vão falar: melhor pra você né Rodrigo, pois seu serviço será eternizado. Até a página dois, pois ninguém investe e coloca recursos no que não entende. E pior, nossa cultura incentiva primeiro tentar, ver onde chega e se não der certo, depois você chama um técnico ou especialista. Isso em qualquer área.
Mas para TI, essa cultura do “tenta primeiro e vê no que dá”, é um veneno. Tudo mal planejado ou sem planejamento, demandará muito tempo para melhorar ou consertar algo e muitas vezes melhor fazer do zero.
Empreender dessa maneira, tem custado muito para profissionais desse nosso setor, que agora virou a bola da vez. E sem a Cultura Digital, fica difícil explicar que um sistema antigo e “baratinho” não vai atender a demanda. Ou demonstrar o que é necessário para o negócio operar hoje em dia, vindo de uma TI sem investimentos ao longo dos anos e acaba passando a sensação que o investimento fique inviável.
Mas o lado bom, é que muita gente tem se aventurado e está aprendendo a valorizar nosso trabalho. Como o que tem acontecido com os professores.
Com isso, quem precisa de algo o mais rápido possível e quer focar em seu negócio, tem pagado o justo sem pestanejar.
Cabe agora também aos profissionais de TI, se vender melhor e fazer um trabalho mais criterioso.
Da minha parte, estou mantendo este Blog, que com certeza educará a quem precisar de informações sobre tecnologia.
Divulgue este Blog e vamos dar esse próximo passo.
Todos sairemos ganhando.