Vendo uma matéria muito interessante em um site de negócios, vi os desafios de quem voltou a reabrir seus negócios em meio a pandemia. Sobretudo, os pequenos negócios têm sofrido muito, onde está difícil seguir.
Ao mesmo tempo, postei no Instagram da Helix (senão segue ainda, clica aqui no link) e meu pessoal, uma imagem com as 50 empresas mais inovadoras de uma pesquisa feita. O que vemos de interessante, é que as empresas de tecnologia e telecom, estão no topo.
Claro que isto é uma exigência da nossa área. Porém acredito que todas as áreas e negócios deveriam ter alguém ou um departamento que somente pensasse em inovação. Mesmo os pequenos negócios ou áreas tradicionais de commodities.
Mesmo trabalhando para o mercado privado, área em que atuei por mais de 20 anos, sempre propus melhorias e mesmo sugestão de criar áreas deste tipo nas empresas que atuei. A resposta que sempre obtive é que era interessante e futuramente poderia ser pensado em algo do tipo.
Pois bem, o futuramente chegou e bateu à porta. Para sair da crise, independente do seu ramo de atuação, porte da empresa, se você não inovar será muito difícil.
Vi uma frase bem interessante em um Workshop que fiz de negócios e foi falado uma frase que peguei como um mantra para este momento:
Não é sobre sobreviver a quarentena. É sobre sobreviver a crise.
E para isso, o Oxigênio será a Inovação.
Um exemplo é o pessoal de Eventos de Buffet de Festas. Eles têm se virado somente com inovação e como eu não poderia deixar de falar, tecnologia. Como já falei em um artigo de Sacadas Digitais (link aqui), eles tem usado “o festa na caixa”. Leia a matéria do link que vale muito a pena.
E inovar não é pensar em algo extraordinário e mirabolante. Enxergar que seu ramo de atuação tradicional, pode atender uma demanda de outro que está com dificuldade e pode gerar uma ajuda mútua e resolver um problema e sairmos da crise. Na matéria que citei no começo, uma empresa que alugava notebooks somente para eventos de empresas, mudou o foco e está alugando para pessoas físicas e empresas que precisam deixar funcionários home office. Outros profissionais que fotografam e filmam eventos como festas, batizados, etc, tem feito vídeos institucionais e ajudado empresas a irem para as redes socais e youtube.
Para encerrar, acredito tanto no que estou dizendo, que a Helix nasceu com dois DNAs combinados: Tecnologia e Inovação. Para atuar no mercado de tecnologia geralmente especializa-se em uma ferramenta ou área. Estamos inovando, atuando em um nicho que ninguém atende que são micro, pequenos e médios, fazendo um nó tecnológico, com uma equipe variada e damos solução. Tem dado certo até o momento, inovando e entregando soluções fora da caixa, desde um projeto de EAD, passando por sites gerando presença digital e migrando servidores para nuvem.
Isto ajuda este nicho que citei, dando direcionamento sobretudo nesta pandemia, sem complicações onde muitos empresários me comunicam que é um alívio ter em quem cofiar e não ter que lidar com vários fornecedores para resolver questões de TI ou tecnologia.
Pense em como inovar no seu negócio. Tenho certeza que há algo que você possa fazer de modo diferente ou otimizado, que ajudará você, seu cliente e outros parceiros a sair da crise.