Olá todos,
Nos últimos dias, fiz algumas lives e surgiu uma pergunta e uma delas me deu este insight. A Pergunta foi a seguinte: o que posso fazer pra entrar neste mundo digital e pós pandemia?
Por lá fiz uma resposta simples, mas achei que poderia desenvolver uma ideia melhor e mais completa. E aí entra o título:
Faça o Feijão com arroz. Ou seja, o básico, o trivial. Mas o que seria isto?
É o que chamamos aqui na Helix de Tranformação 360. Seria você ter o básico tecnologicamente, que irá promover a Transformação Digital.
Nem vou explicar a Transformação, pois se com o COVID-19 você não se conscientizou, então da uma olhada nos outros artigos do Blog e tire suas conclusões.
Não adianta bolar soluções, ver o que outros empreendedores estão fazendo e tentar copiar, se nem o “Feijão com Arroz” você tem. Vou listar aqui adiante baseado na Trindade, o que qualquer negócio, desde o comerciante da esquina, a uma corporação tem que realizar:
Infra
- Link de Internet – Como está sua internet? Hoje, muita gente reclama do acesso, que está lento e nem consegue executar nada. Porém, quando converso com o cliente ou mesmo dando uma dica, a pessoa me diz que tem um plano antigo da operadora com 5Mbps ou até menos. Independente se é na sua casa ou pior, na empresa, reveja sua velocidade e qualidade do link. Lembre-se que para fazer qualquer coisa (e-commerce, uso de redes sociais, mailing, etc) você precisa estar conectado sempre.
- Dispositivo – Esse item aqui, você precisa avaliar o que fazer. Muitos tentam realizar tudo via celular hoje em dia (principalmente o pessoal mais novo abaixo dos 25 anos), mas não esqueçamos da produtividade. Ter um computador ainda é necessário. Um celular de 4 anos atrás, vai te dificultar a baixar novos aplicativos que o mercado está utilizando ou mesmo nem vai conseguir. Vejo muita gente falando que as coisas são complicadas que nada funciona, nas na prática, usando uma analogia, verifico que a pessoa está tentando “Bater o prego, utilizando um alicate”. Você vai conseguir, mas o e resultado e a energia empregada, será decepcionante.
- Rede – Não importa se for um Home Office ou uma empresa com mais de 100 computadores: se tiver mais de dois dispositivos que precisam de internet ou comunicarem entre si, invista em acessos de qualidade. Um roteador antigo, ou um Wifi defasado, vai atrasar. Principalmente o Wifi, se muitas pessoas conectam. Mesmo a posição do roteador ou acess point, deve ser bem instalado. Senão, começam os problemas, com falhas na Internet, ou Sistemas que são lentos para acesso ou realizar qualquer atividade.
Aplicação
Muita gente nem sabe o que é isso. Sempre imaginam um sistema complexo que alguém programou. Mas você pode até mesmo ter um programa de caixinha de lojas como “Kalunga” e outros que já resolve. Você precisa ter um controle de clientes, estoque, produtos, que controle a agenda e etc. Ter tudo em planilhas, fragmentados e com “1 milhão de linhas” onde achar qualquer coisa é um parto, você está fazendo da forma mais difícil. Veja estas dicas:
- Veja o software que seu mercado e concorrentes costumam utilizar – não reinvente a roda: veja o que o pessoal usa. Se você tem uma clínica, veja o que outros colegas doutores usam. Tem várias empressas que desenvolveram softwares a anos para aquele nicho de mercado e já fez a “abstração” do que é necessário para seu negócio. O Feijão com arroz, certamente está ali.
- Utilize programas on line (em nuvem) na Internet – se estiver sem dinheiro para investir, on line tem sistemas que funcionam com pagamento mensal. Isto fará com que você tenha um sistema, coordene sua empresa e o que mais é necessário, como se fosse uma assinatura de Netflix. Muita gente tem migrado para esse modelo.
Inteligente Web
Aqui, é o Ouro escondido. Muita gente tem se virado com o uso criativo, inesperado e porque não dizer “impensado”:
- Whatsapp Business – tem gente que vai achar a dica fraca, mas vejo que muita gente não utiliza ou nem sabe. Esse Whatsapp, tem vantagens como ter um aspecto mais profissional, com endereço, telefone oficial e mais apresentável. Com ele você pode colocar horário de atendimento e configurar respostas automáticas. E ainda pode utilizar todos os recursos do whatsapp tradicional como grupos. Tem vantagem também de não precisar aprender a utilizar uma nova ferramenta/redes sociais.
- Telegram – O concorrente do Whatsapp, tem muitas vantagens. O primeiro é que os grupos nele criados, podem ter mais de 250 usuários. Na verdade são 200 mil usuários simultâneos. Ele também deixa os conteúdos como imagens, vídeos e arquivos na nuvem. Isso não ocupa o celular do usuário cheio de conteúdos indesejados e que ocupa espaços. Muita gente tem usado ele como estratégia para “conteúdos secretos” ou mesmo grupos Vips que atraem aqueles usuários/clientes mais hiper motivados.
- Facebook – Não adianta falar em presença digital, sem ter uma página de Facebook oficial do negócio ou mesmo se você tiver um nome no mercado. A maior rede com mais usuários, é uma vitrine. Nem que seja pequena, você tem que ter uma vitrine na Internet. Isso é a página oficial do Facebook.
- Faça uma pesquisa Google – você quer participar do mundo digital, mas o que aparece quando se pesquisa sobre sua empresa ou você? É positivo, é negativo? As vezes sua empresa ou serviço está no “Reclame Aqui” e você nem sabia. E o pior, você nem resposta deu. Você tem que ter ciência do que é falado on line sobre o negócio ou seu serviço. Não é só negatividade. Pode ser uma grata surpresa e você “surfar na onda”.
Finalizando, não é obrigatório ter um site, mas ajuda. E muito. Quem hoje faz uma pesquisa no google, é redirecionado para vários canais, redes sociais. Mas o site oficial é a sua cara e o que você está dizendo. Lá também você direciona seu cliente, pelo canal que ele mais gosta: e-mail, rede social ou com uma tecnologia mais apurada, até mesmo chat.
Seu feijão com Arroz digital, pode ser investido aos poucos, trabalhe cada ponta da trindade, mas não deixe nada para trás. Você verá que ficará muito mais fácil, robusto e prazeroso trabalhar neste “novo normal”.
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