Olá todos,
Estava vendo nos últimos dias uma matéria sobre os 20 anos (na verdade 21) do Napster.
Este foi um aplicativo no fim da década de 90 e começo dos anos 2000, onde você compartilhava músicas. Com as músicas dentro do computador, ele compartilhava essas músicas e você fazia download. Tudo em MP3.
Em tempos de Spotify, usar um software como esse parece um pouco ilógico. Mas na época, era sensacional. Você era obrigado a comprar um CD inteiro, por causa de uma ou duas músicas. Ou gravava do rádio, com qualidade inferior na fita Cassete e geralmente não escapava das propagandas da rádio no meio da música.
O Napster te dava o poder de escolher apenas a música que você queria. Claro que tinha o problema de direitos autorais e a indústria da música pegou pesado. E taxava quem usava o Napster como um delinquente que rouba algo ou alguém. Foi uma quebra de paradigma posteriormente que o Steve Jobs, ensinou as gravadoras com seu itunes.
Mas esse capítulo à parte, foi legal olhar para trás. Eu usei Napster, e outros softwares de compartilhamento posteriores, pois o Napster foi caçado e todos os que vieram depois, até o itunes. E lembrei da sensação de ser um “Hacker”, pois sempre usei a tecnologia de ponta e tudo o que ela pode oferecer no seu tempo.
Eu gravei fitas de Vídeo Cassete de Aparelho para aparelho. Era uma saga e sentíamos que estávamos na vanguarda. Depois DVDs, copiei para minha coleção pessoal. Meu primeiro celular era um tijolo e ostentava para tudo quanto é lugar, preso no cinto.
Agora, pergunto a você, qual a sua relação com tecnologia? Você como eu é sempre aquele cara que quer testar, verificar o que há de novo? Ou é avesso? Não gosta e sempre tem resistência a mudanças?
O intuito deste artigo, é como eu, lendo a matéria, se perguntar como você se relaciona com tecnologia. Apesar de sempre vir a mente, computadores, celulares e outros serviços, não esqueça que tudo é tecnologia. Carro por exemplo, era uma tecnologia obsessiva no começo do século 20. Todos queriam participar e criar algo ou mesmo fuçar naquela maravilha, que aposentaria em breve os cavalos como transporte e transformaria a mobilidade urbana.
Este é um convite em olhar com bons olhos tudo o que alguém ou empresas hoje em dia, pensaram para solucionar um problema ou deixar a vida mais fácil e conveniente. Isto é Tecnologia.
E o melhor, ela esta cada vez mais humanizada. Diferente dos últimos dois séculos, você não terá que fazer um esforço tão grande para aprender e dominar este novo jeito de fazer as coisas. Ela tem foco no ser humano e como tem que ser fácil utilizá-la. Senão, não vinga. E ainda tem que ser barata. Senão, também não vai para frente.
Meu convite é esquecer um pouco a forma tradicional de pensar e se relacionar com Tecnologia e enxergar recursos como carro, avião e até mesmo utilizar uma máquina de costura, e enxergar toda a Engenhosidade que foi aplicada para fazer algo que te ajuda ou mesmo é corriqueiro hoje.
Pense em como o que você resolve hoje em questão de minutos qualquer assunto ou questão e volte 50 anos e pense como seu Pai ou Avô faria isto.
Com certeza você irá acender uma vela para São Isidoro de Sevilha, o padroeiro da tecnologia e da Internet.
Te vejo no próximo artigo.