Conselhos após a pandemia, vamos hoje falar sobre aplicação?
Outro pilar de como enxergamos a Transformação Digital dentro de empresas, vimos nessa pandemia, que empresas de porte médio ou pequeno que investiram a tempos atrás em uma aplicação ou sistema como costumam chamar, para rodar localmente tiveram um desafio enorme. Como acessar esse sistema no Isolamento?
Alguns tinham uma estrutura ideal ou mesmo parcial e conseguiam fazer acesso ao Sistema remotamente via Remote Desktops e/ou usando VPN. Mas na experiencia principalmente com pequenos, muitos não tem banda de Internet para várias pessoas utilizarem o sistema ou a aplicação é antiga e não estava preparada para atuar num sistema Internet e Remoto. Tiveram que furar o isolamento após algum tempo.
Chegamos num dilema, pois antes da pandemia sempre foi questionado mudanças de sistemas que funcionam bem em tecnologias mais antigas. A empresa paga caro em um desenvolvimento, leva um tempo para ficar maduro e o mesmo atende hoje em dia, mesmo sem ser concebido como um sistema que possa ser rodado na Internet.
Mas como estamos divulgando aqui no Blog e outras mídias, será um mundo diferente daqui para a frente. Esperar que tudo volte ao normal como era antes e todos voltemos a trabalhar exatamente igual, é inocente. Portanto, se hoje uma pequena indústria de produção, escritórios de prestação de serviço, ou mesmo locais que trabalham com sistemas muito antigos, devem considerar fazer uma migração, para que esse sistema seja operado de qualquer lugar.
Sabemos que nem sempre é uma decisão fácil, pois muitos tem seu processo apoiado neste sistema. Porém, pensando a médio prazo, um novo sistema, já pensado para operar via Internet, trará benefícios. Mesmo sendo produção local, operar de uma forma mais moderna, facilita mudanças de cidades, ampliação de produção e unidades e gera flexibilidade em momentos como este da Pandemia.
Escritórios que prestam serviço, poderão se preparar para trabalhar com Home Office, trabalhar com freelancers e mesmo ter acesso de qualquer lugar, multiplataforma (Celulares, computadores etc).
O que vou insistir aqui é que tudo seja bem planejado. Como é uma mudança grande em processos e as vezes até de paradigma, melhor investir em uma tecnologia que possa operar em nuvem e que envolva treinamento e que seja feita com muita inteligência e até mesmo parcimônia.
Haverá muito pensamento em apenas bater uma “foto” do que se tem atualmente e leve para um serviço de Datacenter ou nuvem, exatamente como é hoje. Isso apenas deixará as coisas mais lentas, difícil de acessar por vezes e criará uma experiencia ruim e frustrante.
O ideal é uma boa análise, uma migração dos dados de forma consistente e que opere de forma web multiplataforma.
Para finalizar, não há magica e como tirar coelhos da cartola. O Ideal é enxergar a longo prazo, ter um plano real de Transformação Digital. Com isso a empresa terá todas as vantagens de utilizar tecnologia como aliada.
No próximo artigo, faremos um apanhado de tudo o que falamos, colocando segurança em pauta.
Até lá!