Olá todos,
Semana passada, falamos do desafio que surgiram com a nova fora de trabalho na pandemia e no que se transformará no novo normal. Se não leu o artigo, link aqui.
Nesse diagnóstico, dois fatores foram destacados: Trabalhar Remoto é possível, tem suas vantagens e economias porém como controlar sua equipe e a produtividade?
Para isso, fizemos este artigo sobre a ferramenta que poderá ajudar muito nestes quesitos: Softwares de Colaboração. Mas o que seria isto?
São plataformas que agrupam ferramentas e softwares que trabalham em conjunto, gerando um local de trabalho virtual. Nela você tem comunicação, videoconferência, armazenamento de arquivos (incluindo colaboração dos mesmos). Fora isso, se você já utiliza algum outro recurso avançado como VOIP por exemplo, algumas plataformas permitem a integração também deste valioso recurso.
Multiplataforma é um destaque, onde funciona no computador e nas duas plataformas móveis principais, Android e IOS.
Com certeza pós pandemia será uma ferramenta que crescerá muito, pois como dissemos na série “tendências pós pandemia”, trabalho remoto de alguns setores da empresa ou mesmo toda a empresa dependendo do porte será uma realidade.
Nesta classe de plataforma, destacamos duas ferramentas que têm sido muito utilizadas e abordadas: Slack e Microsot Teams. Vamos falar um pouco sobre as duas.
Slack
Está a mais tempo no mercado e iniciou a modalidade de ser gratuito. Tem muita gente já usando a tempo com integração com outras ferramentas como Trello, Google docs e até mesmo o Office 365. Com concorrência agressiva, está correndo para integrar com outras ferramentas. Principal característica é que no plano gratuito, faz a chamada de conferência apenas entre dois usuários. Para uma conferência com mais pessoas, tem que apelar ao plano pago. Porém a plataforma é leve, tem mais tempo de mercado e não tem limite de usuários para utilização. Segue as características do plano gratuito.
- Acesso às 10 mil mensagens mais recentes da equipe (anteriores serão ocultadas);
- 10 integrações com outros aplicativos (Google Docs, Office 365, Trello, etc);
- Chamadas individuais de voz ou vídeo entre os membros da equipe;
- 5 GB de armazenamento de arquivos.
Microsoft Teams
O concorrente da gigante do software está no ar desde de 2016, mas era pago. Em 2018, liberou gratuito. Pegou muito bem seu marketing e o esforço para liberar mais recursos e integrações nesta pandemia, principalmente para quem já usa o ecossistema (Windows Office 365e outros softwares da gigante). Sua principal vantagem em relação ao Slack, é a possibilidade de fazer conferencia e compartilhamento de tela até 250- pessoas mesmo no plano gratuito. Porém por ser bem sofisticado e tem integrações nativas com office 365 pode ser um pouco mais pesado, apesar do armazenamento no plano gratuito ser maior quer do Slack. Com planos pagos isto potencializa muito. Segue as características:
- Os chats são ilimitados (sem limite para consultar o histórico);
- 10 GB de armazenamento;
- Colaboração em tempo real com documentos do Office online (Word, Excel, PowerPoint e OneNote);
- Sem limite de aplicativos integrados;
- Chamadas de de voz e vídeo em grupo com compartilhamento de tela para até 250 pessoas;
- Um máximo de 300 usuários.
Os dois são excelentes ferramentas e tem suas vantagens. Basta você analisar o que importa mais. Grosso modo, integração com o que você já possui (Office 365), armazenamento e conferencias com multiusuários o Teams é bem interessante.
Usando outros sistemas operacionais, ser leve e já usa por exemplo o Zoom para conferência, o Slack da super conta do recado.
Importante notar que são ferramentas (softwares) e devem ter um certo conhecimento e por que não, oferecer treinamento a equipe para usufruir. Uma boa estruturação de processos adaptados a plataforma também tem que ser considerada. Operar virtualmente com os processos anteriormente moldados ao mundo físico, costuma gerar frustração e achar que a ferramenta é ineficiente.
A tônica dos próximos anos para empresas e colaboradores é adaptação. E quanto antes houver esse movimento, já testando uma poderosa ferramenta como esta e moldar a sua realidade, sendo pequeno ou grande, fará toda a diferença.
Até o próximo artigo, sobre adaptação da Infra nestes dias. Será muito valioso.
Abraços,