Trabalho remoto, colaborativo e produtivo: Como se preparar?

Olá todos,

Aguardamos o fim do isolamento social ansiosamente. Teremos provavelmente um boom de encontros, as pessoas vão querer e valorizar muito mais o contato, serão centenas de workshops, reuniões e happy hours, tudo devido ao fato de não podermos no momento realizar estas tarefas.

Mas passado o êxtase, que acredito não passar de mais de 6 meses, vamos aos poucos voltando ao normal e a rotina. E o que vai ficar será o legado da pandemia, que como já falamos em outros artigos de tendências (Link aqui), irá moldar os rumos dos próximos anos.

Em um artigo bem interessante, vi um professor da FGV, falando que o trabalho remoto deverá crescer 30% após a crise do coronavírus. E será mesmo uma tendência, sobretudo nos escritórios e empresas maiores, mas mesmo os pequenos e médios também terão de recorrer a isto.

Foi uma correria, mas todos os setores e empresas de variados portes tiveram que colocar uma alternativa para não ficar parado e foram conversando e vendo na Internet como se virar. Com isso ferramentas antes adotadas mais paulatinamente, foram colocadas em evidência. Um exemplo, para reuniões, o Zoom teve um aumente brutal do seu uso de uma hora para outra.

Mas agora é hora de falar sério e se preparar. Juntando as peças, o que foi enxergado é:

  • Trabalho remoto é possível, e tem suas vantagens e economias;
  • Controlar equipes e produtividade remotamente, é um desafio enorme;
  • Ter muitos softwares, um para cada função (um para reunião, outro para controlar projetos, outro para acessar os arquivos etc.) é dispendioso e o suporte fica bem caótico, sobretudo remotamente;
  • Uma infraestrutura mínima deve ser pensada a longo prazo. Desde notebooks até como a empresa pode melhorar o acesso do funcionário em casa, deve ser planejado;
  • Os softwares hoje que funcionam e controlam as empresas muitas vezes não estavam preparados para rodarem remotamente;
  • Segurança deverá ser prioridade. Colocar o funcionário em casa no seu próprio dispositivo acessando os dados da empresa, é uma estratégia adotada de emergência, mas não pode e nem deve ser assim.

Estes são os pontos principais que foram diagnosticados. Tanto pelos gestores, donos de empresas e principalmente pelos setores e empresas que trabalham com tecnologia no geral.

Agora a pergunta que faço é: Sua empresa está preparada?

Com isso preparamos aqui na Helix na semana que vem, uma série de artigos para te ajudar a se preparar. Serão dicas úteis para você que não sabe como dar os próximos passos.

Fique ligado e acompanhe nos próximos artigos. Acredito que pode te ajudar muito.

Compartilhe
Compartilhe
Junte-se a lista de e-mail

Receba, em primeira mão, nossos principais posts diretamente no seu e-mail

Outros Artigos

A Helix possui a solução certa para transformar o seu negócio!!!

© 2019-2024 Helix TI. Todos os direitos reservados.

© 2019-2024 Helix TI. Todos os direitos reservados.

plugins premium WordPress
Rolar para cima