Estávamos preparados? A Transformação Digital posta à prova!

Olá todos,

Quarentena. Está é a palavra mais usada e citada na mídia e mesmo em conversas virtuais que estamos tendo. Quem hoje não trabalha em cadeia produtiva e serviços essenciais, está em casa trabalhando em regime Home Office a dias.

E estamos em uma escalada, onde a partir de hoje 24/03/2020 em São Paulo, há ordem geral para fechamento de estabelecimentos que não caracterizam serviços essenciais como comida, combustível etc.

A questão aqui, é que a Transformação Digital está agora neste momento com a Pandemia, sendo posta à prova.

Primeiro, que muita gente trabalhando Home Office tem reclamado que o acesso é lento. Temos variáveis que podem ser levadas em consideração desde a velocidade da internet em casa, até a estrutura da empresa. Temos que lembrar, que mesmo empresas grandes e que usam tecnologia de ponta, geralmente tem apenas uma parte ou segmento trabalhando remotamente. E de uma ora para outra, teve que colocar 50% ou mais de seus funcionários para trabalhar de casa.

Quem vem sofrendo muito, são as empresas que nunca pensaram ou tiveram que usar pessoas trabalhando remotamente. Pra ontem, teve que criar um acesso quebra galho e ver o que poderia ser feito. Desde usar os próprios recursos do funcionário (notebook, acesso Internet etc) até criar maneiras mirabolantes de envio de produtos via ferramentas como Whatapp, Telegram e fazer reuniões via ferramentas e softwares que nem sabiam que existiam com fornecedores, parceiros e clientes.

Outro desafio grande, são os serviços que utilizamos em casa. Desde as operadoras de acesso a Internet, que hoje estão com chamados a rodo, pois a “Internet em casa não pode parar”, até os serviços de Entretenimento como Netflix, que tem reduzido a qualidade de envio dos conteúdos, para poder atender a todos em horários de pico de uso.

Neste momento em plena escalada da Pandemia e caminhando para a metade da Quarentena, vemos na prática que a Transformação Digital está longe do ideal e que falta muito para termos um padrão que atenda plenamente a todos os setores da sociedade.

O apelo que faço no momento, é que agora durante a crise e primordialmente, após a mesma, os gestores e administradores usem este evento como um exemplo e vejam o quão importante é investir minimamente em um plano de Transformação Digital para seu negócio. Estamos vendo na prática o que era dito na teoria: quem não investir em tecnologia poderá ter seu negócio extinto.

Que as empresas de tecnologia e por que não, as ligadas a qualquer setor de ciência, tenhamos um objetivo maior, o famoso “Propósito”, de levar realmente tecnologia a todos e de maneiras viáveis. Tem muita gente boa que poderia levar tecnologia a mais camadas da sociedade, mas fica concentrado em criar algo mirabolante, que pode revolucionar no futuro (e ficar milionário), mas esquece do presente e de quem está fazendo negócios agora.

Que nossos governantes (sobretudo aqui no Brasil) também criem mecanismos eficientes que possam “baratear” os equipamentos e desenvolvimento de tecnologia para que possam atingir as pequenas e médias empresas. Neste modelo (sobretudo com dólar inflacionado) fica proibitivo aquisição de infra e softwares para digitalizar o processo.

Que aproveitemos este desafio enorme que está sendo a Pandemia, para pensar numa Transformação Digital real, com qualidade e que seja democrática para todos e não uma palavra da moda que apenas grandes empresas multinacionais possam aplicar.

Compartilhe
Compartilhe
Junte-se a lista de e-mail

Receba, em primeira mão, nossos principais posts diretamente no seu e-mail

Outros Artigos

A Helix possui a solução certa para transformar o seu negócio!!!

© 2019-2024 Helix TI. Todos os direitos reservados.

© 2019-2024 Helix TI. Todos os direitos reservados.

plugins premium WordPress
Rolar para cima