Vamos tratar de um assunto hoje que está sendo noticiado em vários meios de comunicação desde portais especializados em tecnologia, até matérias em telejornais e rádio: Trabalhar remotamente.
Não falarei sobre os prós e contras, pois isto está amplamente sendo divulgado e mesmo tendo dicas de aumento da produtividade agora que muita gente já está em casa devido ao caso da Pandemia do Corona Vírus.
A visão que quero colocar aqui é sobre negócio/tecnologia. Na prática, muitos negócios que já operam on line como e-commerce ou corpos de vendas que operam remotamente não sentiram o baque. Empresas multinacionais que operam negócios pelo mundo e já possuem ferramentas para comunicação e sistemas que consolidam seus ativos e operações via Internet, só tiveram o trabalho de decidir quem fica na empresa e quem pode ficar trabalhando de casa.
Mas vejo que a camada de negócios das médias tradicionais e pequenas empresas, com exceções de empresas de tecnologia desse porte, estão quebrando a cabeça e não podem ou não conseguem deixar seus colaboradores trabalhando no “Home Office”. Isso devido a um déficit de tecnologia ou mesmo nunca pensaram que poderiam ter essa necessidade tão urgente.
Temos muitos lugares ainda operando com sistemas mais antigos e necessitam de um servidor local onde todos tem acesso as informações nele contidas. Com isso, como fazer para acessar de casa? Outro caso são locais que se apoiam ainda em impressões que geram papéis que são trocados localmente pelos colaboradores. Um processo ainda do começo do século, onde remotamente, como os colaboradores podem trocar essas informações impressas para poder tomar decisões ou mesmo executar suas funções?
São desafios que podem com ferramentas simples e pouco investimento, serem superados e colocar sua empresa em um outro patamar e conseguir desde redução de custos ao aumento de produtividade. Não esqueçamos também que as novas gerações de colaboradores da empresa enxergam valor e tem como uma das suas prioridades Home Office.
Vou citar aqui algumas ferramentas que podem ajudar na Transformação Digital e deixar o Home Office uma realidade:
- VPN – um túnel via internet que pode deixar seus dados e sistemas locais da empresa disponíveis remotamente.
- Slack ou Microsot Teams – são softwares colaborativos on line, que criam praticamente um escritório virtual, onde ao logar, você e seus colaboradores estarão aptos a se comunicarem, realizar reuniões, anexar arquivos, compartilhar agendas e até mesmo futuramente substituir e-mails, num processo bem estruturado.
- Zoom – Ferramenta de comunicação que pode gerar reuniões ou apresentações virtuais entre equipe, clientes, fornecedores e quem mais interessar.
- VOIP – Dezenas de soluções de Telefonia via Internet IP existem e podem fazer com que sua empresa se comunique em qualquer dispositivo e com qualidade. Não esqueçamos, que qualidade em comunicação reduz atritos. E estar disponível é uma ordem nos dias de hoje para uma melhor experiência do usuário e cliente.
Essas são ferramentas que surgiram recentemente e que já estruturam muito bem uma operação pensada para operar tanto remotamente quanto localmente. Isto faz a diferença. Isto sem contar as ferramentas já consolidadas como Whatsapp e e-mail. Por incrível que pareça, tem muita gente ainda que só usa o e-mail no computador. Não explora as possibilidades do webmail e configuração no celular.
E para finalizar, não esqueçamos da segurança. Tudo isto citado, deve ser bem pensado e estruturado, para que a segurança não seja comprometida. Lembre-se: a informação hoje tem um valor incalculável. Um vazamento (intencional ou não) pode comprometer seus dados, dos clientes ou mesmo gerar a perda de um grande investimento. Todas essas ferramentas bem configuradas e com processo geram a desejada Transformação Digital.
Como diz o título, hoje foi uma necessidade. Sabemos que muitos fizeram alguns procedimentos ou colocaram ferramentas correndo para o acesso remoto devido a necessidade.
Mas pense que isto será o futuro e você e seu negócio tem que estar preparado!