Tecnologia e Corona Vírus – O Dilema ético exposto na prática

Vemos nos últimos noticiários, casos curiosos de como a China vem tentando controlar a epidemia do Corona Vírus. Inicialmente foi o Hospital construído em tempo recorde.

Agora, as imagens onde a tecnologia vem sendo empregada para evitar a exposição de pessoas e controlar a epidemia. Drones fazem vigilância em Wuhan, principal local do foco da epidemia e com potentes sistemas de som, “falam” com os que saem nas ruas sem máscara. Alguns até mesmo soltam as máscaras. Além disso há locais usando robôs para transporte e algumas tarefas, para evitar a contaminação.

Em outras regiões, Drones estão scaneando pessoas via infra vermelho para detectar potenciais pessoas infectadas por sua temperatura. Outro caso impressionante é o Drone Ambulância que vem transportando pacientes de forma revolucionária.

Mas o que mais me impressionou e chamou atenção, foi o aplicativo que cadastra as pessoas doentes e drones que usam QR Code, onde você faz um check in para a mobilidade entre cidades, para evitar contato humano de pedágio etc.

Achei isso sensacional e muito interessante, onde acredito que a tecnologia está justamente para isso. Ajudar no que for possível, otimizando processos e criando formas de nos proteger ou mesmo deixar nossa vida confortável. A China com essa demanda e necessidade, vem “cavalgando” a tecnologia e trazendo a realidade tudo o que já ouvimos e vemos em ficção científica.

Porém, não podemos ser inocentes também. Como noticiado em vários locais, principalmente em Blogs pessoais, a necessidade devido a epidemia pode se transformar rapidamente em controle. Já ouvimos falar em programas de controles que o Governo chinês vem empregando com Banco de dados e Inteligência Artificial que podem categorizar cidadãos. Agora com a epidemia, onde temos drones circulando com um motivo mais do que justo, aliado as mais de 600 milhões de câmeras instaladas no país, a preocupação se torna enorme.

E isso pode ainda ser alastrado pelo mundo, com o motivo da Epidemia, com a China exportando a tecnologia para todos.

Temos aqui o nosso maior medo sendo concretizado em uma realidade distópica, como no romance de George Orwell, “1984” (se não leu o livro, este é o momento), onde vemos uma vigilância sem limites.

No momento estamos deslumbrados com essa tecnologia a serviço do bem maior. Mas como ela será empregada futuramente é o dilema ético que viveremos nos próximos anos.

Apesar de ser um otimista e acreditar sempre no melhor do ser humano, deixo aqui este artigo como uma reflexão e por que não, um alerta.

Obs.: Aqui baixo os links para visualizar as tecnologias citadas

https://casa.abril.com.br/tecnologia/drones-os-novos-agentes-do-combate-ao-coronavirus-na-china/

https://gizmodo.uol.com.br/china-drones-coronavirus/

https://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/ambulancia-voadora-ajuda-a-combater-coronavirus-na-china-29022020

Compartilhe
Compartilhe
Junte-se a lista de e-mail

Receba, em primeira mão, nossos principais posts diretamente no seu e-mail

Outros Artigos

Infra

Falando via Internet

Vamos falar de economia e alta tecnologia: VOIP. Esta tecnologia, está a um bom tempo no mercado, mas agora vem se consolidando e fazendo realmente

Leia mais »
MSP

Estamos Preparados?

Olá  todos, Rodrigo Aqui! Este artigo veio de uma notícia que vi no portal G1 sobre PME, citando que nos primeiros 4 meses desse ano,

Leia mais »

A Helix possui a solução certa para transformar o seu negócio!!!

© 2019-2024 Helix TI. Todos os direitos reservados.

© 2019-2024 Helix TI. Todos os direitos reservados.

plugins premium WordPress
Rolar para cima