Olá todos,
Estamos atuando com as pequenas e médias empresas e conversando com gestores e empresários destes ramos, e vejo muitas dúvidas em Transformação Digital.
A primeira dúvida é se realmente importa para este setor o tema. Todos têm o pré conceito que isto é para as empresas grandes, que tem time para isto, pode criar um setor específico para inovações.
Pelo contrário. Todos devem investir em Transformação Digital e por incrível que pareça, estes são os setores que mais se beneficiarão desta transformação. Além disso, pelo menor porte, podem conseguir os resultados e objetivos mais facilmente que as grandes corporações.
Tenha em mente que é muito mais difícil um elefante começar a se movimentar que qualquer outro animal de porte menor.
Já tratamos dos benefícios e o porquê de realizar a Transformação Digital em outro artigo. Vamos agora para 3 dicas práticas para começar já o seu processo:
1 – Tenha um parceiro MSP para iniciar e definir o processo
Muitas vezes é difícil para uma empresa iniciar um plano. Por mais que foi tomada a decisão e se tenha consciência que haverá mudanças de processos, muitas empresas não têm como saber se é viável na parte de tecnologia. Super importante ter uma empresa que possa auxiliar e verificar se as ideias são possíveis de serem executadas, qual o investimento necessário e confiança para a execução. A empresa de tecnologia que trabalha como MSP pode e deve oferecer estes serviços.
Se for muito revolucionário, o MSP pode coordenar e fazer o meio campo junto a uma startup e viabilizar o projeto.
Tem dúvida o que é MSP? Veja este artigo.
2 – Inove antes que seja necessário
Foco em inovação. O Brainstorm com os líderes da empresa e o parceiro MSP, devem ser orientados a inovação. Geralmente isto se dá focando nas necessidades do cliente, se perguntando como podemos viabilizar soluções que facilitem e encantem ele e que possa gerar receita.
Um erro comum, é verificar que alguém (concorrente geralmente) está fazendo algo e fazer algo parecido ou mesmo copiar a solução. Isto não é inovação e sim apenas correr atrás do déficit tecnológico ou de solução de mercado que você ainda não tem.
Foque em inovações simples e que faça a diferença para o cliente. Coisas muito mirabolantes ou a frente do tempo, podem custar dinheiro e não ter a adesão neste momento.
3- Criar um modelo de inovação rápido por meio de processos e ciclos curtos
Como a empresa é pequena, é bem importante ter este modelo de inovação em mente. Inovar criando PMVs (Produtos Mínimos Viáveis), vai gerar experiências e aprendizados, para um ciclo de testes mais curtos e levar as soluções rapidamente para o mercado.
Usar o método ágil, vai encurtar o caminho e é uma ferramenta poderosa para a empresa e o MSP agir junto aos setores envolvidos e chegar o mais próximo possível do resultado requerido.
Para dar um último toque, reforço que independente do setor que você atue, foque em ter um plano de Transformação Digital. Ele deve ter passos que otimizem desde os processos internos para que você se equipare ao que hoje temos de soluções que deixe sua empresa segura, ágil e plenamente operacional digitalmente, até criar soluções que possam levar uma nova experiência ao seu cliente.