Olá todos,
Vendo as notícias sobre o carnaval, me chamou a atenção a mudança dos costumes.
Não estou falando da forma como o pessoal se diverte, pois isso é universal e não mudou e não mudará, pois é relativo as relações humanas.
Porém para encontrar a diversão e para não atrapalhar a mesma, estamos presenciando a marca do século XXI: tecnologia. A primeira situação que me chamou a atenção, os sites techs (sobre tecnologia) e os principais portais, chamando a atenção como encontrar seu “bloquinho preferido” nas cidades de São Paulo, Rio e Belo Horizonte. Aqui no Sudeste, os blocos temáticos são as principais formas hoje de diversão (inclusive um costume que voltou do início do século XX) e o Google disponibilizará em seu Maps, como encontrar ou mesmo fugir destes blocos.
Outra sacada que chamou muito a atenção foi a empresa que estimulará a chuva para adiantar a precipitação no sistema Cantareira em São Paulo, antes da chegada dos foliões para garantir um melhor clima para que todos curtam o maior tempo possível. É um tipo de tecnologia ambiental e já é utilizado em agricultura e lavoura e usa e abusa de IA (Inteligência Artificial) para mapear o clima e assim “interferir” no mesmo.
Além disso, os Carnavais de Avenida de Rio e São Paulo, irão utilizar tecnologias que vão desde monitoramentos, uso de drones e até mesmo sendo a “Tecnologia” o tema deste ano em uma das Escolas de Samba, falando sobre o assunto da mudança da sociedade promovido por ela.
Fora isso, temos aplicativos estilo “Tinder” focados na folia que funcionam desde o ano passado, para dar aquele “match” e fazer o que o Carnaval sempre fez.
Mas não é só isso que a tecnologia promove. Ela é um aliado de quem não gosta do Carnaval, com os já consagrados aplicativos de streaming, onde a ordem será “maratonar sem limites” ou mesmo cair na Internet e ver como fugir dos blocos, verificar passagens áreas e de ônibus para viajar na contramão ou mesmo fazer aquele curso on line que está parado, para aqueles alérgicos ao Carnaval.
Esse encaixe da tecnologia em um costume cultural de um povo como o nosso Brasileiro, é a minha aposta para o que vem pela frente. Claro que haverá mudanças que impactarão setores, mas vendo um pouco mais além da névoa, vemos é uma evolução e adaptação onde a tecnologia ajuda, e promove uma nova forma de potencializar as relações humanas ou mesmo dar novas opções democráticas (para quem não gosta do carnaval) de se divertir ou fazer algo e criar novos significados na sociedade.
Eu sou um “Believer” e sempre serei otimista a respeito do nosso Futuro com a Tecnologia.
Links Interessantes:
https://www.tecmundo.com.br/software/150319-veja-encontrar-fugir-blocos-carnaval-celular.htm