Deu “Pau”!!! O que você faz quando algo de TI para de funcionar?

Worried guy covering mouth by hand while looking at laptop display and understanding that dangerous virus attacked his computer

Quem nunca? Algo para de funcionar, seja um sistema, a máquina que se está trabalhando ou mesmo a Internet que caiu e logo vem a frase: Deu pau.

Nosso sistema de trabalho hoje é tão digital que acabamos por utilizar de vários itens para executar muitas vezes tarefas simples como pagamentos bancários, ou mesmo complexos como controlar o fluxo de trabalho e produtividade via um Sistema. Fatalmente utilizamos vários itens de TI que fazem com que tudo isto funcione.

O ideal, é que tudo rode e que seja transparente onde o usuário execute o que precisar, sem pensar o que é necessário para tal. Porém quando algo falha, o que fazer? A quem você recorre?

Por incrível que pareça ainda há vários locais que não tem um plano para quando isto acontece. São tomadas ações variadas de acordo com o sintoma: caiu internet, chama assistência do provedor. É máquina, chama um técnico indo no “Google” ou mesmo usando aplicativos de serviço. Foi o sistema, aciona o suporte on line.

É errado? Não, porém  quando algo um pouco mais complexo acontece, começa a dor de cabeça.

Geralmente quem trabalha neste sistema “Break and Fix”, não tem um plano de crescimento para TI e vai comprando máquinas de acordo com a demanda e usando o que precisa. Com isso a rede fica sobrecarregada (independente de ser Wifi ou cabeada), O link de Internet fica sempre lento, o hardware nem sempre é bem dimensionado para a tarefa. Para resolver isto, muitas vezes, aciona-se vários tipos de assistência e vem o jogo de empurra: o provedor de Internet, diz que o link esta ok e é a rede. Chama-se um técnico e ele faz verificações, upgrades e diz que a rede esta ok e pode ser a Aplicação. O suporte da Aplicação diz que o sistema está ok e deve ser algo na rede Interna.

Já viu esse filme? Com certeza. Muitas empresas, sobretudo as pequenas e médias, caem nesta armadilha.

O foco do artigo é convidar os gestores e administradores de seus negócios a refletirem o quanto custa a operação ficar parada ou mesmo atrasos em serviços, e darem um passo além e já se antecipar. Não deixar para quando os problemas acontecerem, verificar o que fazer.

Se você tem uma empresa e hoje não tem ideia como opera seu sistema digital interno, e pensa em comprar um equipamento somente quando contrata um novo funcionário, ligue o sinal de alerta. A sugestão é procurar antecipadamente um Analista/Técnico de sua confiança, ou uma consultoria especializada para levantar todos os serviços que você executa e utiliza de computador, rede e Internet e faça um diagnóstico e trace um plano B.

O ideal, é que o prestador de serviço trabalhe sobre o conceito MSP (se não sabe o que é, leia este link) e faça um trabalho preventivo e monitore ativamente todo o seu ambiente de TI e proponha itens como:

  • Mapear o ambiente da empresa como um todo (Hardware, Software, Aplicação, Periféricos);
  • Como será feito o acionamento de pedido de suporte, já direcionando para o canal correto;
  • Detectar os processos principais da empresa e dimensionar um plano de contingência para diminuir o impacto de parada de algum item;
  • Trabalhar com KPIs relevantes, propondo sempre melhorias e um plano de crescimento/investimento de acordo com o crescimento do negócio.

Este é um modo de operação que é tendência no mercado independente do porte da empresa.

Estamos todos interconectados neste novo período e em breve, não entregar um produto ou serviço, alegando que “Deu pau” no seu computador, rede ou internet, não será aceito como desculpa.

Compartilhe
Compartilhe
Junte-se a lista de e-mail

Receba, em primeira mão, nossos principais posts diretamente no seu e-mail

Outros Artigos

Infra

Falando via Internet

Vamos falar de economia e alta tecnologia: VOIP. Esta tecnologia, está a um bom tempo no mercado, mas agora vem se consolidando e fazendo realmente

Leia mais »

A Helix possui a solução certa para transformar o seu negócio!!!

© 2019-2025 Helix TI. Todos os direitos reservados.

© 2019-2025 Helix TI. Todos os direitos reservados.

plugins premium WordPress