Quem nunca? Algo para de funcionar, seja um sistema, a máquina que se está trabalhando ou mesmo a Internet que caiu e logo vem a frase: Deu pau.
Nosso sistema de trabalho hoje é tão digital que acabamos por utilizar de vários itens para executar muitas vezes tarefas simples como pagamentos bancários, ou mesmo complexos como controlar o fluxo de trabalho e produtividade via um Sistema. Fatalmente utilizamos vários itens de TI que fazem com que tudo isto funcione.
O ideal, é que tudo rode e que seja transparente onde o usuário execute o que precisar, sem pensar o que é necessário para tal. Porém quando algo falha, o que fazer? A quem você recorre?
Por incrível que pareça ainda há vários locais que não tem um plano para quando isto acontece. São tomadas ações variadas de acordo com o sintoma: caiu internet, chama assistência do provedor. É máquina, chama um técnico indo no “Google” ou mesmo usando aplicativos de serviço. Foi o sistema, aciona o suporte on line.
É errado? Não, porém quando algo um pouco mais complexo acontece, começa a dor de cabeça.
Geralmente quem trabalha neste sistema “Break and Fix”, não tem um plano de crescimento para TI e vai comprando máquinas de acordo com a demanda e usando o que precisa. Com isso a rede fica sobrecarregada (independente de ser Wifi ou cabeada), O link de Internet fica sempre lento, o hardware nem sempre é bem dimensionado para a tarefa. Para resolver isto, muitas vezes, aciona-se vários tipos de assistência e vem o jogo de empurra: o provedor de Internet, diz que o link esta ok e é a rede. Chama-se um técnico e ele faz verificações, upgrades e diz que a rede esta ok e pode ser a Aplicação. O suporte da Aplicação diz que o sistema está ok e deve ser algo na rede Interna.
Já viu esse filme? Com certeza. Muitas empresas, sobretudo as pequenas e médias, caem nesta armadilha.
O foco do artigo é convidar os gestores e administradores de seus negócios a refletirem o quanto custa a operação ficar parada ou mesmo atrasos em serviços, e darem um passo além e já se antecipar. Não deixar para quando os problemas acontecerem, verificar o que fazer.
Se você tem uma empresa e hoje não tem ideia como opera seu sistema digital interno, e pensa em comprar um equipamento somente quando contrata um novo funcionário, ligue o sinal de alerta. A sugestão é procurar antecipadamente um Analista/Técnico de sua confiança, ou uma consultoria especializada para levantar todos os serviços que você executa e utiliza de computador, rede e Internet e faça um diagnóstico e trace um plano B.
O ideal, é que o prestador de serviço trabalhe sobre o conceito MSP (se não sabe o que é, leia este link) e faça um trabalho preventivo e monitore ativamente todo o seu ambiente de TI e proponha itens como:
- Mapear o ambiente da empresa como um todo (Hardware, Software, Aplicação, Periféricos);
- Como será feito o acionamento de pedido de suporte, já direcionando para o canal correto;
- Detectar os processos principais da empresa e dimensionar um plano de contingência para diminuir o impacto de parada de algum item;
- Trabalhar com KPIs relevantes, propondo sempre melhorias e um plano de crescimento/investimento de acordo com o crescimento do negócio.
Este é um modo de operação que é tendência no mercado independente do porte da empresa.
Estamos todos interconectados neste novo período e em breve, não entregar um produto ou serviço, alegando que “Deu pau” no seu computador, rede ou internet, não será aceito como desculpa.