Final do Suporte para Windows 7: O que isto significa na prática?

Olá a todos. Hoje finaliza um ciclo de um produto muito emblemático para a Microsoft: o Windows 7. Mas para o mercado e falando na prática mesmo, para os usuários e para quem tem uma empresa lotada com este sistema operacional, qual será o impacto?

Vamos entender que o sistema não irá parar e você poderá utilizar normalmente o equipamento. Porém sabemos que pelo menos uma vez por mês, temos a notificação que há atualizações para o Windows. Muita gente deixa isso automático e rodando em segundo plano e quando desligamos a máquina, vemos aquelas atualizações finalizando. Se você tem aplicado a atualização constantemente, isto não mais ocorrerá, a exceção se formatarmos a máquina.

Justamente estas atualizações são importantes e fazem parte do conjunto de proteção  contra vulnerabilidades de segurança junto com o antivírus. Além disso, tem as atualizações de otimizações que deixam o sistema compatível com hardwares mais novos e até mesmo para deixar o sistema como um todo mais veloz. E isto o Windows 7 não terá mais.

Qual o resultado da falta destas atualizações?

Com o tempo, o sistema pode apresentar gargalos e lentidões que antes não haviam. Além disso, sempre atualizamos diversos softwares, que deixarão de realizar melhorias para o Windows 7, e podem apresentar erros num futuro próximo.

Será notável que daqui a um ano, muitos softwares e hardwares deixarão de ter uma versão mais nova para Windows 7, com funcionalidades e melhorias que podem fazer falta.

Mas o alerta principal é segurança. Um exemplo prático, é que ameaças recentes como Ransomwares, que muita gente sofreu com perda de dados que foram embaralhados e pedia-se uma quantia em Bitcoin para resgate, já haviam sido corrigidos e máquinas que estavam devidamente atualizadas, não sofreram desse mal. Com o Windows 7, você estará bem vulnerável, mesmo com o Antivírus atualizado.

O que podemos ver num futuro próximo, serão ataques focados em vulnerabilidades do Windows 7 e que podem fazer estragos grandes em quem insistir no uso a longo prazo.

Como devo agir?

A Microsoft vem anunciando este dia de hoje a tempos através de comunicados de imprensa, em seu site e mesmo no próprio sistema, que vez ou outra, aparece um alerta na bandeja de sistema. Além disso, sites diversos vêm noticiando isto e o correto seria na data de hoje já ter um novo sistema rodando na máquina via um upgrade ou compra de novo computador.

Porém se você não sabia ou mesmo não teve tempo ou recurso financeiro para isto, aconselho a fazer um plano de curto ou no máximo a médio prazo (data de 1 ano a contar de hoje), para realizar a troca do sistema.

O conselho principal, é avaliar o hardware que hoje roda o Windows 7 e verificar se o upgrade é possível, para adquirir uma licença Windows 10 compatível. Se o hardware for muito velho, e não atende os requisitos para operar com Windows 10, pense na troca da máquina.

Sempre recorra a alguém especializado que possa te ajudar (técnicos de hardware, analistas de TI ou procure uma assistência técnica). Você deverá fazer um investimento e ele deve ser certeiro e agregar valor e produtividade sempre.

Observação: Vou criar aqui no Blog um tópico “Windows 7 – Final do Suporte” para continuar com mais dicas para quem necessitar neste mês.

Compartilhe
Compartilhe
Junte-se a lista de e-mail

Receba, em primeira mão, nossos principais posts diretamente no seu e-mail

Outros Artigos

LGPD

LGPD, multas e restrições

A LGPD já está em vigor desde agosto de 2021, inclusive já podendo incluir suas multas, restrições e sanções para as empresas. As grandes empresas,

Leia mais »

A Helix possui a solução certa para transformar o seu negócio!!!

© 2019-2024 Helix TI. Todos os direitos reservados.

© 2019-2024 Helix TI. Todos os direitos reservados.

plugins premium WordPress
Rolar para cima