Olá!
Muito tem se falado como está crescendo o acesso de produtos e serviços via celular. Aí vem a questão: minha empresa deve ter um App?
Sim, é muito interessante que a empresa, mesmo sendo de pequeno ou médio porte pense a curto prazo em ter um App. Este tipo de software pode impulsionar sua forma de fazer marketing e criar um canal de relacionamento diferenciado com seu cliente.
Vou dar aqui alguns argumentos que faça com que você pense neste tipo de investimento:
- O consumidor brasileiro passa em média 8 horas conectados no celular;
- É um mercado que vem crescendo 60% ao ano;
- Via Apps, muitas empresas conseguem fidelizar e se relacionar, com promoções, descontos e informações privilegiadas, quase em tempo real com seu consumidor;
- Empresas que possuem esse tipo de tecnologia, se diferencia de seus concorrentes e tem a imagem de inovadora;
Além dos fatores citados, temos também a possibilidade de termos o perfil do usuário/cliente muito mais acertado, pois podemos após a instalação feita pelo cliente, criar o cadastro com informações chave.
Porém, deve-se ter muito bem definido qual o objetivo do App. Ter um App por ter, que execute uma função muito simples e que não agregue nada para o cliente, pode ser inútil. Quantas vezes instalamos um App e o mesmo não faz diferença e apenas ocupa espaço?
Deve-se ter em mente estratégias para criar um app interessante que possa aumentar vendas, ou criar possibilidades. Se a empresa tem um serviço, que o app possa complementar o mesmo ou criar uma disrupção na forma de atuar.
Lembre-se que criar um app não é ainda uma coisa simples. Temos algumas empresas e profissionais atuando neste nicho. Diferente de sites e sistemas, onde temos muitas opções com empresas e freelancers, a plataforma mobile com seus sistemas IOS e Android tem alguns padrões que se deve ter para incluir Apps, acabam por não fomentar tantos profissionais a desenvolverem.
O resumo da ópera, seria elencar muito bem o público e as informações a serem trabalhadas na plataforma mobile: Informações simples e institucionais podem ser feitas via o próprio site, desde que o mesmo esteja adaptado para isto.
Mas se você quer um relacionamento diferenciado, que deixe a experiencia do usuário muito mais interessante , ter um App será fundamental no futuro próximo.