Olá todos.
Dentro de nossa trindade tecnológica, temos a ponta Aplicação. Recentemente, fizemos uma consultoria para um cliente que estava operando sem um software de controle de processos e anotando tudo em papel e passando para Planilha.
Neste caso, verificamos uma aplicação em nuvem em parceria com um fornecedor, que atendeu a contento a demanda. Porém na busca de parceiros de software, notei algo interessante: há muitos softwares prontos que são ótimos e automatizam processos, aumentam produtividade e reduzem tempo de produção/serviço, mas pecam por não apresentarem relatórios concisos ou KPIs (sigla em inglês para indicadores chave de performance) interessantes.
Foi um desafio achar um software que atendesse o cliente e no caso tivesse as informações relevantes. Relatórios básicos com quantidades de atendimentos, produtos produzidos, número de clientes são comuns, mas com link financeiro e que apresentasse um Dashboard ao administrador para ter uma síntese do negócio rodando, percebo que é uma tendência que só agora vêm sendo adotada.
Claro que toda aplicação é desenvolvida com objetivos diversos e muitas vezes tem anos de legado. Isso dificulta a modernização, devido a linguagem de programação e mesmo os clientes se acomodam e gostam da aplicação como ela é e muitas vezes não enxergam essas necessidades ou não tem um parâmetro para exigir novas funcionalidades.
O Desafio…
Chamo a atenção aqui aos times de desenvolvimento ou mesmo programadores freelancers, sempre verificar novas tendências, novas ferramentas focando neste quesito de apresentar Quadros que sintetizam aos usuários que administram o sistema, um panorama geral do negócio com KPIs relevantes e informações financeiras chave.
Aos gestores do negócio, não se acomodarem utilizando o software que estão acostumados e verificar no mercado atualizações e novos softwares do seu segmento, frequentar feiras e workshops que tenham ênfase em automação para verificar o que pode ser agregado e realizando uma Transformação Digital interna e provocar seu atual fornecedor de software a entregar mais.
Sua aplicação tem que ter relatórios ágeis e relevantes, sem precisar solicitar diretamente ao fornecedor, a não ser que seja algo muito específico, ou um período muito longo que necessite performance. Como sempre digo, um software bem preparado e com alinhamento ao negócio, pode e deve entregar em poucos cliques o que o gestor “precisa enxergar”.
Em tempos como os de hoje, em um Brasil com grande instabilidade, isso faz a diferença na previsão e atuação de mercado, em qualquer atividade ou negócio.