Uberização: tecnologia que desafia o Status Quo

Nos últimos artigos que venho fazendo citei a palavra Uberização. Algumas pessoas acharam estranha a palavra e perguntaram: Mas o que é Uberização?

Esse termo é um dos mais utilizados no momento. Uma busca no Google e você verá várias versões sobre o assunto, para exemplificar vários tipos de inovações desde um tipo novo de economia compartilhada, até projetos de terceirização sem vículo empregatício.

Porém, o meu foco aqui é avaliar esse termo como um modelo de negócio disruptivo, geralmente via tecnologia, que pode mudar toda uma forma de atuação no mercado.

Como começou…

Não vou “chover no molhado”, onde a maioria conhece o modelo de negócio do Uber e até se utilizam do mesmo. Mas o que chama a atenção, é que a Uber via tecnologia, utilizando um app mobile ofereceu serviços para quem necessita de um transporte parecido com o Taxi, mas por valor muito abaixo. Para isso, “driblou” com a tecnologia e usou necessidades do mundo moderno, de serviço freelancer se utilizando de pessoas comuns, não apenas os regulamentados como nos serviços tradicionais.

Com isso teve um “boom” e rapidamente correu entre gerações mais novas que topavam utilizar do serviço e foi se enraizando até chegar no que temos hoje.

Tivemos também o modelo do Airbnb bem parecido com o Uber, mas que afeta o modelo tradicional de viagens e hospedagens. Porém, como a palavra Uber é mais fácil,o neologismo Uberização ficou.

Além da palavra da moda

O objetivo aqui é demostrar que tecnologia vem sendo decisiva e muda até mesmo costumes e forma de fazer negócios. E o modelo do Uber/Airbnb, vem sendo amplamente utilizado como exemplo.

Por que? Esse modelo de negócio foi “compulsório” e não teve aval do mercado e quem o dominava. Simplesmente via um app, os consumidores aderiram e se sentiram fazendo parte da revolução. Diferentemente da Apple em relação a Nokia, por exemplo, que lançou um produto melhor e até revolucionário, mas concorrente naquele mercado tradicional e foi evoluindo aos poucos. Os consumidores levaram um tempo para se encantar e descartar os velhos dispositivos hoje chamados de Dumbphone.

O Uber veio como um trator, e sem regulamentação. Foi claro sendo domado aos poucos, mas como citei no artigo anterior da tecnologia galopante, foi uma flecha lançada. Não tem como retornar. E os taxistas e outros como Rádio Taxi, Taxi de Luxo, etc,  tiveram que se adaptar e subir o nível de serviço, mexer em valores. E a tecnologia foi marcante. No estágio que o Uber entrou, muitos tinham e tem Smartphone e era apenas abaixar o aplicativo e usar o serviço.

O artigo também não falará das implicações, se foi certo ou errado, injusto com o modelo tradicional e seus trabalhadores. A “moral da estória” é dizer que aconteceu e o mercado de mobilidade tradicional nas cidades foi sacudido e remodelado.

Agora, o convite…

Faço o convite a reflexão: como está seu negócio em relação a tecnologia? Você utiliza bastante, utiliza pouco? Seu negócio é a base de tecnologia ou modelo tradicional, utilizando tecnologia na última hora e se for necessário?

Pense em tudo que falamos e faça o exercício de “futurologia”: será que não há nada que eu possa fazer e mudar o mercado? Ou pior, será que não tem alguém ou alguma empresa que está com algo no forno (alta tecnologia provavelmente) que mudará o mercado que atuo ou o modo que presto serviço ou entrego meu produto?

São questões interessantes e que devem serem feitas para dar um novo caminho ao seu negócio.

Como digo aos clientes, não precisa ser nada inovador ou disruptivo (se for, melhor), mas invista em tecnologia. Melhore seus processos, aumente produtividade e reduza custos. Por mais que seja pouco na verdade é gigante. Investir pouco é melhor que não fazer nada.

Porque quando chegar o Uber do seu mercado, você terá que reagir !

Começar do zero contra alguém na frente é muito difícil. Pense no taxista que não gostava nem de celular e tinha um ponto para estacionar o taxi, tendo que pensar em comprar um Smartphone e ver que aplicativo usar? Muitos desistiram.

Saia da Zona de conforto e vá para o século XXI. Quem avisa, amigo é.

Compartilhe
Compartilhe
Junte-se a lista de e-mail

Receba, em primeira mão, nossos principais posts diretamente no seu e-mail

Outros Artigos

A Helix possui a solução certa para transformar o seu negócio!!!

© 2019-2024 Helix TI. Todos os direitos reservados.

© 2019-2024 Helix TI. Todos os direitos reservados.

plugins premium WordPress
Rolar para cima