Muito se fala hoje em algumas tecnologias que vão revolucionar os próximos anos: 5G, Internet das coisas, uso de software e serviços em nuvem, automação de processos, etc.
Vem logo em seguida a pergunta: você está preparado e tem um plano de transformação digital?
Muito bem, são assuntos super relevantes, e tem que ser pensado em médio prazo, mas faço um questionamento: como está sua infraestrutura no momento? Você tem o que hoje é considerado o mínimo para operar por exemplo um software ou serviço em nuvem? Você tem controle sobre o que trafega na sua rede? Será que sua casa está bagunçada e você nem percebe?
Neste artigo, faço um convite aos gestores e líderes a pensar qual foi o último investimento na área de TI, no que tange a sua Infra. Muitos compram softwares, usam até mesmo soluções em nuvem como um armazenamento e sincronização on line (Dropbox, OneDrive, Google drive), mas só quando os problemas ocorrem é que vão investir em equipamentos, rede e controle.
Presenciei e participei de algumas implantações que foram feitas desta maneira e os resultados acabam sendo muito mais difíceis e as vezes decepcionantes, para usuários e quem investiu em algo que seria para otimizar processos e produtividade.
Penso que antes de qualquer passo de Transformação Digital, deve-se fazer essa avaliação na estrutura do negócio para posteriores passos em Aplicação e Serviços em Nuvem. Para efeito de comparação, é como fazer uma viagem sem antes fazer a revisão do carro. Quem tem ou teve carro, sabe que não realizar manutenções periódicas, futuramente quando o carro quebra, gasta-se muito mais e de uma só vez.
O que quero destacar é que devemos sempre investir em alguns itens e sempre verificar como podemos otimizar nossa rede e equipamentos. Não devemos apenas jogar um aparelho de conexão de rede e esperar que o mesmo funcione para sempre. Além disso, temos a capacidade de operação: uma rede funcionando no limite, sem um crescimento ordenado e planejado, quando chega no limite e trava, causará um transtorno gigante e pode mesmo deixar sua operação “Off”. Quanto custa para o negócio um dia(s) parado(s)? Será que o prejuízo não fica muito maior? (pense no gasto imediato necessário não planejado e no desgaste de funcionários para contornar a situação).
Vou usar uma máxima, que o pessoal de infra e suporte usa sempre: fazer algo simples ou um investimento menor é melhor do que não fazer nada. Portanto, se nos últimos anos, você apenas substituiu o que quebrou ou comprou equipamentos, por que chegou um novo funcionário, corra e faça uma consultoria para ver como anda sua Infra de TI.
Melhor já ir deixando sua infra e rede robusta antes que seja obrigatório o uso de um serviço em nuvem de um cliente ou fornecedor, para que você não perca a oportunidade de fechar um ótimo negócio.